Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
O 1º elevador do mundo que se desloca na vertical e horizontal

 

O 1º elevador do mundo que se desloca na vertical e horizontal

 

O 1º elevador do mundo que se desloca na vertical e horizontal

 

O 1º elevador do mundo que se desloca na vertical e horizontal

22 de junho de 2017

A thyssenkrupp revela uma das mais avançadas inovações criada nos últimos 160 anos: o primeiro elevador sem cabos que se desloca tanto na horizontal como na vertical, o MULTI. 

O conceito tornou-se realidade, através do lançamento de uma unidade totalmente operacional, na Torre de Testes de Rottweil, na Alemanha, criada precisamente para o efeito. Contudo, vários sistemas MULTI serão instalados na nova East Side Tower, em Berlim, um projecto promovido a promotora imobiliária líder na Europa, a OVG Real Estate.

A inauguração contará com a presença de cerca de 200 representantes da indústria da construção, incluindo criadores de elevada performance, arquitectos e engenheiros de todo o mundo, e ainda participantes como Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator; Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate, e Antony Wood, Executive Director do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). 

Segundo a thyssenkrupp o MULTI oferece uma capacidade extra de até 50% na capacidade de transporte e reduz até 60% os picos de energia necessários, quando comparados com os sistemas de elevadores convencionais. Estes dois factores representam uma melhoria significativa para os arranha-céus. Adicionalmente, uma vez que o MULTI se desloca tanto na horizontal como na vertical, e sem limites em altura, oferece inúmeras possibilidades, sem precedentes, na arquitectura e design dos edifícios. 

"Acreditamos genuinamente que o MULTI é um game changer que vai transformar a forma como nos movemos, trabalhamos e vivemos no mundo que nos rodeia. Vai permitir reduzir tempos de espera para os passageiros, e ocupar menos espaço nos edifícios. O MULTI é a chave que representa efectivamente uma revolução histórica na indústria dos elevadores", revela Andreas Schierenbeck.

O novo elevador exige menos e mais pequenos veios que os elevadores convencionais, o que permite aumentar até 25% a área útil dos edifícios, e um acréscimo adicional de espaço arrendável. Este dado é particularmente relevante quando sabemos que, hoje em dia, um elevador ou uma escada podem ocupar até 40%  do espaço de um prédio, dependendo da altura do edifício.

O MULTI exige picos de energia significativamente mais baixos, o que permite uma melhor gestão da energia necessária pelos edifícios, e consequentemente reduz os custos de investimento nas infraestruturas de fornecimento de energia.

O primeiro MULTI vai ser instalado no mais recente edifício da OVG Real Estate em Berlim. A OVG é conhecida pelos seus projetos de ponta, como o projeto The Edge, que ganhou o título de edifício de escritórios mais sustentável do mundo.