Número de dormidas cresceu em todas as regiões
O número de dormidas em estabelecimentos turísticos cresceu em todas as regiões do país entre 2013 e 2016, tendo aumentado a procura global no Norte e Alentejo, o turismo rural no Centro e alojamento local em Lisboa.
De acordo com dados sobre a diferenciação territorial do turismo, incluídos na 5ª edição do Retrato Territorial de Portugal, publicação bienal do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje disponibilizada, o número de dormidas naquele período "cresceu em todas as regiões e em todos os tipos de alojamento".
Nos estabelecimentos de Turismo no Espaço Rural e Turismo de Habitação, as maiores taxas de crescimento do número de dormidas registaram-se nas regiões Centro (+39,1%), Norte (+25,7%), Algarve (+24,9%) e Alentejo (+23,9%), entre 2013 e 2016.
No Alojamento Local, o crescimento no número de dormidas foi mais expressivo na Área Metropolitana de Lisboa (+29,7%) e no Algarve (+23,3%), enquanto na hotelaria as maiores taxas de crescimento registaram-se nos Açores (+15,6%) e nas regiões Norte e Alentejo, ambas com um acréscimo de 13,5%.
Lusa/DI