CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Casas novas vão ter ligação para carros eléctricos

9 de outubro de 2017

A partir de 2019, as novas habitações terão de incluir obrigatoriamente um ponto de carregamento para veículos eléctricos.

Esta medida faz parte do projecto de grandes opções do plano (GOP) do Governo para o próximo ano, já entregue aos parceiros sociais.

O actual regime jurídico para a mobilidade eléctrica já prevê que as novas casas tenham locais de estacionamento e instalação eléctrica adequada ao carregamento de veículos elétricos, mas ainda não contemplava o ponto de carga em si.

Além desta medida, o GOP também determina «incentivos ao aumento do parque nacional de veículos eléctricos, ao nível de particulares, empresas e Administração Pública», bem como o desenvolvimento da rede nacional de carregamento público, gerida pela Mobi.e.

 

Vendas de veículos eléctricos disparam

 

Embora os veículos movidos a eletricidade estejam ainda a preços muito elevados, pensa-se que, até 2022, eles possam custar tanto quanto os carros com motores a gasolina. Pelo menos é essa a conclusão de um recente relatório feito pela empresa de consultoria DNV GL.

Segundo noticiava o Expresso, pela “primeira vez num ano (em 2017) serão vendidos mais de mil veículos elétricos (VE) em Portugal no segmento dos ligeiros de passageiros. Até julho, as vendas de VE no mercado nacional ascenderam a 921 carros, mais 129,7% que nos sete primeiros meses de 2016, o que representa um aumento significativo face aos 756 elétricos desta categoria vendidos no ano passado, ou aos 645 vendidos em 2015 e constitui um disparo brutal em relação aos 189 elétricos vendidos em 2014 e aos 166 matriculados em 2013”.