Nova sede da Casa da América Latina e UCCLA inaugurou em Lisboa
A nova sede da Casa da América Latina e da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, inaugurou na passada sexta-feira num edifício reabilitado na Avenida da Índia em Lisboa. O imóvel, recentemente renovado, foi, no século XVIII, um armazém dos bergantins e galeotas reais, herdando daí a denominação de “Casa das Galeotas”.
O evento contou com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa e presidente da Casa da América Latina, Fernando Medina, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, a secretária de estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, o presidente da Câmara de Maputo, também presidente da UCCLA, David Simango e representantes da UCCLA e da América Latina.
No mesmo dia foi inaugurada a exposição "[Co]Habitar" e que estará patente ao público até Janeiro de 2017. A exposição reúne um conjunto de obras das artistas Lia Chaia e Andrea Brandão que exploram o espaço habitável em diferentes vertentes. Se, por um lado, as artistas foram convidadas, através do seu trabalho, a conviver temporariamente num mesmo espaço expositivo, por outro, as suas trajectórias de criação levaram-nas a cruzar e a habitar lugares reais ou imaginários que, com a sua carga histórica, cultural e política, alimentam de diferentes formas as suas práticas.
Além de pensar a partilha do espaço por parte das duas instituições, nesta nova sede, a exposição propõe uma reflexão sobre a cidade como espaço heterogéneo, constituído por múltiplas camadas em constante conflito, mas também adaptação, articulação e encontro.