Nova direcção da APEMIP aposta na profissionalização da mediação imobiliária
Com uma nova presidência, ocupada por Paulo Caiado, a associação quer dar início a um novo ciclo para enfrentar os desafios do mercado imobiliário. Entre eles, preparar cada vez melhor os profissionais da mediação e dar resposta às exigências que o setor enfrenta no momento actual.
Em comparação com outras atividades profissionais, a mediação imobiliária tem sido um dos segmentos mais resilientes e onde os efeitos da pandemia não teve tão impactante repercussão. Em comunicado, a associação revela que para que a mediação saia reforçada e mais forte, lança uma nova estratégia.
“Pretendemos reforçar o papel da APEMIP como instrumento de defesa e apoio às necessidades de todos os Associados – sejam pequenas, médias ou grandes empresas de mediação imobiliária. Estamos empenhados em contribuir para que a profissionalização do setor seja cada vez mais uma realidade. Neste âmbito, vamos renovar o leque de formadores e as formações da Academia APEMIP, para garantir uma oferta formativa atual e adequada às necessidades e expectativas dos profissionais do setor. Além disso, vamos também lançar o Portal CasaYES – plataforma essencial para a mediação imobiliária”, afirma Paulo Caiado, Presidente da APEMIP.
Uma das mudanças da nova direcção passa pela nova imagem gráfica do logo da APEMIP, enquadrando-se numa linguagem moderna, rejuvenescida e mais apelativa.
Patrícia Barão, que detém o Pelouro da Comunicação & Imagem da APEMIP, explica: "Um dos objetivos da Associação passa por garantir uma melhor qualidade de serviço e envolver os seus Associados, através de uma comunicação mais próxima, coerente e moderna. O primeiro passo foi o investimento no rebranding da Associação, que surge como reflexo da reavaliação do nosso propósito, valores e missão. Pretendemos ter uma identidade visual que reforce a nova realidade da Associação, onde queremos vincar o rigor e a transparência, e que seja também um marco para o futuro".
Outra das decisões recai na componente de formação com a contratação de Massimo Forte, reconhecido formador no setor.
A APEMIP indica ainda que entende como prioridade o lançamento de um portal imobiliário de referência no sector e essencial para o segmento da mediação imobiliária.
A APEMIP tem ainda prevista a presença no próximo Salão Imobiliário de Portugal – SIL, que decorre na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, entre os dias 7 e 10 de Outubro de 2021. Também no primeiro quadrimestre do próximo ano, estará presente no Salão Imobiliário do Norte, que se realiza na EXPONOR em conjunto com a Concreta.
Nova gestão de recursos
Entre as várias decisões internas, a nova direção da associação dotou com mais poderes e autonomia o cargo da Secretária Geral, que é ocupado por Ana Avelar.
Outra das medidas implementadas foi uma nova gestão de recursos, tendo decidido distribuir vários pelouros aos vice-presidentes.
“Uma das novas linhas estratégicas da Associação passa pela alocação de pelouros a cada elemento da Direção Nacional em vários domínios específicos. O futuro do mercado imobiliário passa por um ecossistema colaborativo. É através de diferentes competências, experiencias profissionais e modelos de negócios que conseguimos garantir uma melhor oferta de serviços aos nossos Associados. Queremos que a cooperação, a competência e a transparência sejam os principais valores da APEMIP”, afirma Paulo Caiado.
Os novos cargos pelouros são atribuídos: João Nuno Magalhães - Monitorização da gestão financeira e património ; . Conselho de administração do Comprar Casa; Patrícia Barão – Recursos Humanos ; imagem e comunicação; Fernando Santos – Monitorização financeira; Sérgio Martins – Posicionamento estratégico; Reinaldo Teixeira – Conselho de administração Comprar Casa. Coordenação Conselho estratégico da APEMIP; relações institucionais e Paulo Caiado – Comunicação institucional; . Relações institucionais Comunicação ; . Representação; Lançamento e dinamização do portal Casa Yes; . Representação da APEMIP.
Entre 2016 e 2021 a APEMIP ganhou quase mil novos associados
Com 17 anos de existência a APEMIP é determinante para o bom funcionamento da mediação imobiliária e a voz dos mediadores de Portugal. Mesmo em tempos difíceis que se vivem, a entrada de novos associados tem sido constante. Desde 2016 até 2021 chegaram 975 novos associados. 187 oriundos da região Norte, 96 do Centro, 487 da Região de Lisboa e Vale do Tejo, 183 do Sul e 22 correspondentes aos arquipélagos.