Multinacional de perfis de alumínio constrói nova unidade industrial em Fafe
A Lingote Alumínios, do Grupo belga Corialis, está a construir uma nova unidade industrial na Zona Industrial do Socorro, em Fafe, próxima das actuais instalações da empresa. O investimento ascende a 50 milhões de euros, segundo informa a empresa.
O objectivo visa aumentar a capacidade de produção e alargar a resposta ao mercado nacional e potenciar a capacidade exportadora, já que a Lingote Alumínios é uma das maiores empresas nacionais do sector de extrusão de perfis em alumínio.
A obra de construção da nova unidade foi adjudicada à Garcia Garcia, que é também responsável pelos projectos de engenharia. A conclusão do edifício está prevista para Outubro deste ano.
A nova unidade de extrusão e lacagem de alumínio permitirá o aumento significativo da capacidade produtiva da empresa, que “prevê com este novo projecto duplicar o número de colaboradores e o seu volume de negócios”.
A nova unidade fabril irá ter uma área total de 44.800 m2. Do ponto de vista funcional, 2.400 m2 estão destinados para áreas administrativas e escritórios e 1.400 m2 têm como fim áreas sociais para os colaboradores.
Nascida em 1994
Com início de actividade em 1994, a Lingote Alumínios emprega actualmente cerca de 280 trabalhadores e assume-se como uma das empresas líderes no sector da extrusão de perfis de alumínio em Portugal. Exporta 50% da produção, maioritariamente para Espanha, França e alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. A empresa foi adquirida em 2020 pelo grupo belga Corialis, um dos principais players europeus do sector, com unidades industriais na Bélgica, Inglaterra, França e Polónia.