Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Mudar as ‘montras’ das imobiliárias em Portugal

 

Mudar as ‘montras’ das imobiliárias em Portugal

 

Mudar as ‘montras’ das imobiliárias em Portugal

 

Mudar as ‘montras’ das imobiliárias em Portugal

 

Mudar as ‘montras’ das imobiliárias em Portugal

 

Mudar as ‘montras’ das imobiliárias em Portugal

29 de maio de 2017

O fotógrafo Pedro Pereira da Silva lança na próxima 4.ª feira, dia 31 de Maio, pelas 18h00, no Auditório do Metro do Alto dos Moinhos, em Lisboa, o seu livro “Fotografia Imobiliária – Curso Básico de Fotografia Imobiliária – Nível I”.

Confúcio, pensador político e filósofo chinês que viveu entre 552 e 479 a.C, dizia que “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Apesar de viver naquelas remotas épocas, onde a utilização da imagem era, no mínimo, incipiente, nem mesmo assim o pensador duvidava da importância que consistia em utilizar a imagem para transmitir o poder da comunicação.

Ora os profissionais do imobiliário em Portugal parece terem-se apercebido dessa realidade demasiado tarde. Alguns continuam mesmo, infelizmente, até a trabalhar como se ignorassem ainda o conselho do filósofo chinês, a atestar nas pouco apelativas ferramentas de propaganda e marketing que utilizam.

 

A crise económica foi uma porta de oportunidade…

Pedro Pereira da Silva acordou para esta realidade quando a sua empresa de publicidade e design gráfico, a P2S, se confrontou com a crise económica que se seguiu a 2009 e que atingiu fortemente o nosso país e o seu tecido económico. Pedro constatou que, apesar dos efeitos arrasadores da crise sobre o imobiliário, as empresas do sector continuavam a mostrar as casas e outros imóveis que queriam vender através de imagens que, mais do que cativar e seduzir, afastavam qualquer eventual potencial interessado.

A solução não estava em oferecer os seus serviços de fotógrafo profissional com longos anos de experiência já que seriam poucas as mediadoras imobiliárias dispostas a pagar um preço justo pelo seu trabalho, quando no mercado surgiam alegados pretensos “profissionais” que estavam dispostos a vender os seus serviços por ‘cinco réis de mel coado’…

Pedro Pereira da Silva resolveu, também ele, seguir outro provérbio chinês “Não dê o peixe, ensine a pescar”. Ao qual acrescentaria: Aprenda Fazendo.

Foi assim que nasceu o seu Curso de Fotografia para Imobiliárias, hoje dividido em 3 níveis.

Desde então, mais de 1.600 profissionais já frequentaram o Curso Básico de Fotografia para Imobiliárias - Nível 1.

“O sucesso destes cursos deriva do pragmatismo e know-how acumulado ao longo dos meus 13 anos como fotógrafo publicitário” – diz ao Diário Imobiliário.

 

A razão do Curso se subdividir em 3 Níveis

No Nível 1, os formandos ganham noções sobre a abordagem fotográfica, noções de luz, de perspectiva, de profundidade de campo, da importância da utilização do tripé, da escolha da máquina e das lentes, em particular as grandes angulares. O Nível II assenta na passagem à prática dos conceitos adquiridos no nível básico, fotografando um apartamento e uma moradia ao longo de todo um dia. Por fim, o último Nível é dedicado por inteiro à utilização dos programas de pós-produção e tratamento de imagem.