
Mercadona abre hoje o primeiro supermercado no Montijo
A Mercadona abre hoje o primeiro supermercado no Montijo, na rua do Laboratório n.º 250 e actualmente conta com 34 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo e Setúbal.
Todas as novas lojas da Mercadona são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a cadeia, com corredores amplos, uma entrada com vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento, e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.
A loja tem 190 lugares de estacionamento e conta também com dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos.
A Mercadona aposta nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, no Montijo, onde existem cerca de 430 painéis solares com capacidade para produzir 200kW. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia eléctrica anualmente.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este novo supermercado doará diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade à ACBF – Associação Caminho do Bem Fazer, com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
Em 2021 a empresa atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 2.500 colaboradores e um investimento em Portugal de 110 milhões de euros.
Com o objectivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, a Mercadona aumentou, em 2021, as doações a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tendo doado um total de 1.400 toneladas de bens essenciais em território nacional.
Para 2022 a empresa prevê investir 150 milhões de euros em Portugal com a abertura de um total de 10 lojas.
Além do Montijo, a Mercadona pretende abrir, ainda este ano, mais cinco supermercados: Viseu, Caldas da Rainha, Santa Maria da Feira, Oeiras e Santarém, sendo que este último abre já no próximo dia 2 de Agosto no Santarém Retail Park.