
Mercado faz disparar o aumento de empresas no imobiliário
Nos primeiros oito meses do ano, por cada empresa de imobiliário que encerrou foram criadas 5,2 novas, tendo sido criadas 489 empresas, o que traduz um crescimento de 25,6%.
Dados avançados pelo o Barómetro Informa D&B referente ao período entre Janeiro e Agosto, que indica ainda que o número de encerramentos baixou 1,7%, para 8.698, enquanto as insolvências registaram uma queda mais pronunciada (-22,3% para 1.805).
O relatório mostra que os sectores das actividades imobiliárias e da agricultura, pecuária, pesca e caça são aqueles que registam o rácio mais alto entre nascimentos e encerramentos quando observados os últimos 12 meses. Logo a seguir surgem os sectores das telecomunicações e dos serviços.
O distrito de Lisboa mantém a liderança no crescimento das constituições de empresas e outras organizações (mais 13,8%). Os distritos de Faro e Setúbal também apresentaram um crescimento acentuado nos primeiros oito meses de 2017. No Porto, segundo maior distrito em empresas, reverte a tendência decrescente de 2016, subindo ligeiramente (mais 2,5%). Apenas três distritos descem em número de constituições (Aveiro, Viana do Castelo e Leiria).