Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Localização e preço, os principais critérios de selecção de um alojamento local

 

Localização e preço, os principais critérios de selecção de um alojamento local

30 de janeiro de 2020

1,98 milhões de viajantes portugueses elegeram o alojamento local em 2019. A localização, o preço e o meio envolvente são os factores que mais influenciam a escolha do alojamento local para férias.

Dados avançados na segunda edição do Barómetro do Alojamento Local (BAL), que tem como objectivo traçar o perfil do viajante português que privilegia e escolhe um alojamento local (AL) para férias, elaborado pela HomeAway®, plataforma especialista em alojamentos para férias, em colaboração com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) e o Departamento de Turismo da Universidade Lusófona.

Entre as principais conclusões do Barómetro, apurou-se que os 1,98 milhões de viajantes, residentes em Portugal, terão ficado hospedados pelo menos uma vez num alojamento local, sendo que a maioria dos inquiridos (84,9%) utilizou esta opção de estadia entre uma a quatro vezes, durante o período de análise do estudo. 

Com base no estudo, os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as famílias com 42,1%, em seguida casais (39,5%) e grupos de amigos(17,5%). Neste contexto, verifica-se ainda que grande maioria das estadias (94%) têm uma duração até sete noites e o número médio de turistas presentes no alojamento é de 3,7 pessoas. Importa referir que o apartamento foi o tipo de alojamento preferido pelos viajantes (51,6%), seguido da moradia (27,1%).

Numa escala de 0 a 5, e no que respeita à escolha do alojamento, os critérios mais relevantes para a escolha foram a “boa localização” (com uma média de 4,26), o “preço” (M = 4,20) e “envolvente ou áreas circundantes da habitação” (M = 3,98). Estes valores repetem a tendência obtida nos resultados do BAL 2018.