CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Lisboa avança com programa para avaliar e promover resistência a sismos

14 de janeiro de 2022

A Câmara de Lisboa pretende avançar este ano com um programa de avaliação e promoção da resistência sísmica de edifícios e infraestruturas da cidade, disse hoje a vereadora Joana Almeida.

A vereadora do Urbanismo e Reabilitação Urbana anunciou também, numa audição na Assembleia Municipal de Lisboa (AML), uma reorganização dos serviços municipais e das plataformas digitais da autarquia para dar "mais clareza e agilidade" aos processos de licenciamento de obras.

 

Programa “ReSist”

Joana Almeida (independente eleita pela coligação “Novos Tempos” PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) foi hoje ouvida nas 1.ª e 3.ª comissões da AML sobre a proposta de orçamento do executivo camarário para 2022 na área do Urbanismo e revelou que a pasta que tutela tem uma dotação de 2,9 milhões de euros para este ano, estando cerca de 285 mil euros destinados à implementação do ReSist - Programa Municipal da Promoção da Resiliência do Parque Edificado. O Programa ReSist define um conjunto de 47 acções que visam a promoção da resiliência sísmica da Cidade de Lisboa.

Ao abrigo do ReSist, a câmara pretende fazer uma "avaliação expedita da resistência sísmica" dos edifícios e infraestruturas da cidade que arrancará pela zona da Baixa e pela das Avenidas Novas, segundo revelou a vereadora.

Dentro deste programa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) prevê também desenvolver uma "metodologia de avaliação da vulnerabilidade sísmica" de "edifícios singulares", fazer a georreferenciação de infraestruturas, avaliar a rede de saneamento e criar uma estratégia de comunicação e um programa de sensibilização das populações.

Em relação ao licenciamento de obras, a vereadora disse aos deputados que vão "já começar a avançar" algumas "medidas concretas" para tornar os processos mais ágeis e transparentes, como a reorganização dos serviços de urbanismo e a criação de uma comissão entre departamentos municipais para a emissão dos pareceres.

Juntam-se a clarificação de normas, a elaboração de um manual de procedimentos, novas funcionalidades nas plataformas digitais que permitam a quem faz um pedido de licenciamento consultar o processo e saber em que ponto está e, por fim, a revisão do Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação de Lisboa (RMUEL).

Ainda dentro da pasta que tutela na câmara, Joana Almeida explicou que a autarquia aposta no desenvolvimento de um "urbanismo de proximidade", com projectos para o Vale de Alcântara, Chelas, Almirante Reis ou Infante Santo, além de pretender dar continuidade ao programa "uma praça em cada bairro".

 

Parque Urbano público nos terrenos onde decorrerá a Jornada Mundial da Juventude 2023

A vereadora revelou também que este ano avançará a limpeza dos terrenos onde decorrerá a Jornada Mundial da Juventude de 2023, junto ao Parque das Nações, e que a seguir será ali criado um "grande parque urbano público".

Questionada sobre os alojamentos turísticos, a vereadora concordou na necessidade de rever o regulamento municipal do alojamento local, mas considerou ser necessário esperar pelos dados definitivos do censo da população feito em 2021, para haver uma base de informação actualizada, e sublinhou por diversas vezes que o objectivo deve ser sempre "a diversidade" e o equilíbrio entre residentes e turistas em cada bairro e que "o princípio das quotas estará presente".

Lusa/DI