Leasing imobiliário cresceu 37,3% em 2018
O leasing imobiliário cresceu 37,3% em 2018, em relação ao ano anterior, tendo alcançado um valor de 1,1 mil milhões de euros.
De acordo com as estimativas da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), em 2018 os produtos de financiamento especializado cresceram de forma muito positiva.
No Leasing Mobiliário também se confirmou a tendência positiva, com um crescimento de 5,3%. O Leasing Automóvel contribuiu com 1,5 mil milhões de euros e o Leasing de Equipamentos ascendeu aos 767 milhões de euros.
Os dados divulgados pela ALF indicam também que o sector do Factoring registou um crescimento homólogo de 21,2%, com as associadas da ALF a tomarem 31,8 mil milhões de euros em facturas. O contributo do Factoring para a internacionalização da economia portuguesa destaca-se, com o Factoring de Exportação a granjear uma subida de 24,5%, alcançando os 4,8 mil milhões de euros (enquanto em 2017 se tinha ficado pelos 3,9 mil milhões de euros). Já o Factoring de Importação apresentou um aumento de 18,2 por cento, totalizando uma produção de 288 milhões euros.
Já o Factoring Doméstico manteve também a trajectória ascendente, com uma produção de 15 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 19,5%. Neste âmbito, o Factoring sem Recurso foi determinante para se atingir essa cifra, com uma actividade estimada em 9,7 mil milhões de euros (mais 24,8 por cento do que no ano precedente).
O Confirming – um serviço com crescente procura, em que o factor efectua o pagamento aos fornecedores do seu cliente, podendo também assumir a forma de adiantamento – contribuiu também positivamente para o crescimento do Factoring, com um expansão de 22,1% e um volume total estimado de 11,7 mil milhões de euros.
Já o Renting, de acordo com as estimativas disponibilizadas pela ALF, cresceu 17,5% em 2018, atingindo um valor de produção de 743 milhões de euros (sendo que 636 milhões dizem respeito a viaturas de passageiros e 107 milhões a viaturas comerciais). A percentagem de viaturas novas adquiridas em Renting aumentou também 14,5 por cento, o que corresponde a um total de 37.494 veículos ligeiros de passageiros e comerciais adquiridos.
No final de 2018, as empresas de Renting associadas da ALF geriam uma frota ativa estimada de 115.751 viaturas, correspondendo a um valor contabilístico de quase 1,8 mil milhões de euros.
De acordo com Paulo Pinheiro, presidente da ALF, “o crescimento do financiamento especializado em 2018 resulta essencialmente do amplo reconhecimento das vantagens e benefícios das soluções de Leasing, Factoring e Renting em comparação com outras opções menos flexíveis. Para 2019, as perspectivas são igualmente positivas face à previsão para o crescimento económico e ao aumento da procura por parte de novos clientes, com enfoque nas pequenas e médias empresas”.