Internet e Construção foram os sectores com maior crescimento em número de queixas em 2021
Uma análise do Portal da Queixa permitiu apurar quais os setores que registaram o maior crescimento de reclamações ao longo de 2021.
No TOP 5 figuram: Internet, sites e Negócios (1º); Construção, Indústria e Manufactura (2º); Desporto, Ginásios e Clubes (3º); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (4º) e Cultura, Lazer e Diversão (5º), esta última uma das novas entradas.
O Portal da Queixa procurou identificar os motivos para tal variação. O cenário de pandemia e oscilação de rotinas, o aumento das compras online e novos hábitos de comportamento do consumidor são algumas das causas apontadas.
A Construção, Indústria e Manufactura é uma das categorias que já, em 2020, tinha registado um significativo crescimento no número de reclamações (71%), volta a figurar entre as que mais subiram em 2021, mais 41% de queixas. Aqui, a subcategoria Ferramentas e Materiais de Construção é responsável pela maior fatia de reclamações, com mais de 26% do total. Entregas de encomendas e mau atendimento foram dois dos problemas mencionados mais vezes.
Mo global, ocuparam o pódio dos sectores com maior volume de reclamações em 2021: Correio, Transporte e Logística. Seguiram-se os Serviços e Administração pública e as Comunicações, TV e Media.