Zona Euro e EU: Sentimento económico com novos máximos
O sentimento económico acelerou, em Novembro, para os 114,6 pontos na zona euro e os 114,3 na União Europeia (UE), atingindo os níveis mais altos desde Outubro de 2000 e Junho de 2007, respectivamente, segundo Bruxelas.
Na zona euro, o sentimento económico cresceu em Novembro 0,5 pontos face a Outubro (para os 114,6) e 0,1 pontos na UE (para os 114,3).
De acordo com dados da Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, nos 19 países da moeda única, a subida do indicador resultou na melhoria da confiança no sector da construção e também da confiança dos consumidores.
Nas cinco maiores economias da zona euro, o indicador do sentimento económico teve a maior subida em França (1,9 pontos), seguindo-se a Holanda (0,8), a Espanha (0,6) e Itália (0,2), tendo sofrido um ligeiro recuo na Alemanha (-0,1 pontos).
No que se refere à UE, o sentimento económico recuou, em Novembro, na maior economia fora da zona euro, a do Reino Unido (-1,5 pontos), e cresceu ligeiramente na Polónia (0,7), a segunda maior.
Lusa/DI