Sentimento económico volta a níveis pré-covid-19
O sentimento económico manteve uma forte recuperação em Abril, ganhando 9,8 na União Europeia (UE) e 9,4 na zona euro em comparação com Março e voltando a níveis pré-pandemia, segundo a Comissão Europeia.
Com 109,7 pontos na UE e 110,3 pontos na zona euro, o sentimento económico pontua, em Abril, marcadamente acima da sua média de longo prazo e do seu nível pré-pandemia, pela primeira vez desde a chegada do surto de covid-19 ao continente.
O indicador do sentimento económico cresceu, em Abril, nas seis maiores economias da UE, com o maior aumento a ser registado na Polónia (11,3 pontos), seguido pela Holanda (10,7), Espanha (9,1), França (8,5), Alemanha (5,7) e Itália (5,3), tendo ficado, em todos, acima da média a longo prazo de 100 pontos.
Segundo dados da Direcção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, também o indicador de expectativas de emprego registou um forte aumento (9,9 pontos para 107,9 na UE e 9,3 pontos para 107,1 na zona euro), o que elevou o indicador tanto acima da sua média de longo prazo como do nível pré-pandémico.
Lusa/DI