Rio de Janeiro: Jogos Olímpicos atiram rendas para o “pódium”
Moradias e apartamentos de luxo a preços de arrendamento que podem chegar aos 40 mil dólares por dia (36 mil euros) tornaram-se rotina no Rio de Janeiro neste período de Jogos Olímpicos, de acordo com Leonardo Schneider, vice-presidente do sindicato da habitação do Rio (Secovi-RJ) em entrevista à revista “Isto é Dinheiro”.
“O mercado nunca esteve tão aquecido como agora. E em todos os segmentos: alto padrão, médio e pequenos apartamentos. Existem imóveis para todos os gostos. E embora estejamos às vésperas dos Jogos ainda é possível se encontrar algo…” – afirma o profissional.
Leonardo Schneider dá pormenores sobre este mercado a preços que “escaldam”: Mansões em São Conrado, Estrada do Juá, locais próximos à Vila Olímpica, com áreas entre os 300 a 500 m2, podem atingir os 40 mil dólares/dia; E apartamentos na Barra da Tijuca chegam aos 10 mil dólares por dia. Em bairros como Ipanema e Copabacana é possível encontrar apartamentos menores, de 100 metros quadrados, mas só a partir dos 1.000 euros diários.
Os locatários, refere o dirigente do sindicato da habitação do Rio, são “artistas, milionários árabes, americanos ou europeus. Um pouco de tudo. Gente que quer discrição, comodidade e segurança para a sua família. Ou mesmo grupo que observa mais comodidade em alugar uma mansão do que ficar em um hotel cinco estrelas….”