Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Internacional
Ponte Maputo Catembe custou duas vezes mais que o orçamentado

 

Ponte Maputo Catembe custou duas vezes mais que o orçamentado

30 de outubro de 2018

A ponte Maputo-Catembe — uma das maiores obras estruturais realizadas no pós independência — vai ser inaugurada dia 10 de Novembro, garantiu o ministro das Obras Públicas, João Machatine, citado pelo jornal moçambicano O País.

Trata-se da maior ponte de África com vão suspenso e uma das 60 maiores do mundo. A travessia sobre a baía do Maputo, tem uma extensão de cerca de três quilómetros, com quatro faixas para a circulação de viaturas, duas em cada sentido.

A nova infraestrura de transporte vai dinamizar a zona da Catembe e o sul de Moçambique facilitando também as ligações com a África do Sul.

O projecto tinha inicialmente um custo de construção estimado em 315 milhões de dólares, mas acabou por custar mais que o dobro: exactamente 750 milhões de dólares (659 milhões de euros), montante concedido sob a forma de empréstimos pelo Banco de Exportações e Importações da China até ao final de 2017.

A construção da obra foi adjudicada ao grupo chinês China Road and Bridge Corporation (CRBC), que iniciou os trabalhos em Setembro de 2012.

O montante do custo de construção com a Estrada Circular, que lhe está associada, eleva-se já a mais de 300 milhões de dólares (263,5 milhões de euros), montante que foi igualmente obtido através de empréstimos concedidos por aquele mesmo banco chinês.

PUB
MAP2025AYH
PUB
PUB
MAP2025NewsletterAYH
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025