
Ponte Maputo Catembe custou duas vezes mais que o orçamentado
A ponte Maputo-Catembe — uma das maiores obras estruturais realizadas no pós independência — vai ser inaugurada dia 10 de Novembro, garantiu o ministro das Obras Públicas, João Machatine, citado pelo jornal moçambicano O País.
Trata-se da maior ponte de África com vão suspenso e uma das 60 maiores do mundo. A travessia sobre a baía do Maputo, tem uma extensão de cerca de três quilómetros, com quatro faixas para a circulação de viaturas, duas em cada sentido.
A nova infraestrura de transporte vai dinamizar a zona da Catembe e o sul de Moçambique facilitando também as ligações com a África do Sul.
O projecto tinha inicialmente um custo de construção estimado em 315 milhões de dólares, mas acabou por custar mais que o dobro: exactamente 750 milhões de dólares (659 milhões de euros), montante concedido sob a forma de empréstimos pelo Banco de Exportações e Importações da China até ao final de 2017.
A construção da obra foi adjudicada ao grupo chinês China Road and Bridge Corporation (CRBC), que iniciou os trabalhos em Setembro de 2012.
O montante do custo de construção com a Estrada Circular, que lhe está associada, eleva-se já a mais de 300 milhões de dólares (263,5 milhões de euros), montante que foi igualmente obtido através de empréstimos concedidos por aquele mesmo banco chinês.