CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Nova Iorque: antigo terminal do aeroporto JFK vai ser hotel

18 de dezembro de 2016

O Trans World Flight Center do aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, vai passar a ser um hotel a partir de 2018.

Construído em 1962 com base num projecto do arquitecto Eero Saarinen, o terminal tornar-se-ia obsoleto em virtude do crescente volume de tráfego e das exigências acrescidas de segurança, tendo encerrado no ano de 2001.

Lubrano Ciavarra Architects e Beyer Blinder Belle foram os ateliers responsáveis pelo projecto que vai transformar o velho terminal num novo hotel de seis pisos, 505 quartos, num investimento orçado em 265 milhões de dólares (253,5 milhões de euros). O projecto respeitará “a silhueta emblemática do TWA Flight Center”.

A futura unidade hoteleira deverá designar-se TWA Hotel e estará a funcionar ainda em 2018, destacando-se pela modernidade do projecto de reabilitação, a sua ampla oferta de restauração (6 a 8 restaurantes de diferentes tipos), um vasto espaço de conferências, uma espaço público de observação do aeroporto com 1.000 metros quadrados, um espaço comercial, uma piscina na cobertura e um health club.

O empreendimento tornou-se viável através da parceria público-privada entre a Autoridade do Porto de Nova Iorque e New Jersey e o grupo MCR Development, que conta no seu activo com um portefólio de 88 hotéis.

Os edifícios históricos do velho terminal, considerados de interesse público, foram concebidos pelo arquitecto finlandês Eero Saarinen (1910-1961), emigrado para os EUA no ano de 1923, e que foi autor de obras icónicas neste país, como o Arco Gateway em St. Louis , a capela do Massachusetts Institute of Technology, ou vasta gama de móveis de escritórios, cujos modelos continuam, ainda hoje, a ser uma referência mundial.