Mercado em Munique com o melhor ano dos últimos 5 anos
O mercado de escritórios em Munique no primeiro semestre de 2016 registou o melhor ano dos últimos cinco anos e acima da média dos últimos 10.
De acordo com a informação divulgada no Estudo sobre o mercado de investimento em Espanha do BNP Paribas Real Estate e divulgados pela Worx, first provider da empresa em Portugal, o dinamismo demonstrado nos primeiros seis meses do ano foi fortemente impulsionado por um conjunto alargado de operações de grande dimensão, acima dos 10.000 m² que naturalmente transportaram os níveis de take up para valores bastante positivos.
Os sectores de negócio que mais contribuíram para os níveis de take up foram administração pública, consultoras e outros serviços e em quarto lugar as empresas de tecnologias de informação. Estes quatro primeiros lugares foram responsáveis por 60% do take up.
A área ocupada foi bastante equilibrada, com todas as classes a atingirem entre 11 a 22%, destacando-se abaixo dos 5% apenas as unidades até 200 m². No sentido inverso as unidades mais procuradas foram as de 2001 a 5000 m² que representaram cerca de 22% do take up, situação que também se verificou em 2015.
O relatório revela ainda que a diminuição da vacancy rate continua a verificar-se, tendo atingido uma quebra de 26% face a 2015. No sector mais importante do mercado, os espaços novos e disponíveis, a quebra foi bastante acentuada, alcançando cerca de 42%, prova que existe muita procura para este tipo de produto.
Não se verificou aumento nas rendas prime
Apesar da fase positiva de mercado, não se verificou aumento nas rendas prime, o valor mantém-se nos 35,50 m², esta situação deve-se a não haver muitos activos prime que possam assim alterar os valores de mercado. Na média geral das rendas houve uma subida marcante de 13% face a igual período de 2015, situando-se assim nos 25,20€/m².
Para o segundo semestre a previsão é positiva, visto que este período é frequentemente mais forte que a primeira parte do ano. "Esta previsão apenas poderá ser contrariada por uma razão, pois os bons momentos de mercado precisam de uma aposta na oferta para fazer face à procura e esta não deverá ser imediata. O mercado ditará se haverá aumento nas rendas pela escassez de oferta face a uma crescente procura mas neste momento o ano de 2016 ficará registado como um dos melhores dos últimos anos neste sector do mercado imobiliário", revela o relatório da Worx.