Londres: Rio Tamisa vai ter pontes iluminadas
O Concurso para a iluminação das pontes sobre o rio Tamisa, lançado pela The Illuminated River Foundation e pelo Mayor de Londres, já tem vencedor: a equipa liderada pelo artista de luz norte-americano Leo Villareal e os arquitectos urbanistas Lifschutz Davidson Sandilands.
O projecto “Rio Iluminado” ascende a 20 milhões de libras (23,9 milhões de euros) cobrindo 17 pontes de Londres ao longo de seis milhas náuticas (cerca de 11 quilómetros), distância que vai da ponte Albert à ponte da Torre de Londres.
O projecto vencedor foi eleito de entre um restrito número de seis finalistas que, por sua vez, haviam sido escolhidos entre 105 projectos oriundos de 20 países.
Cada equipa concorrente criou um “projecto de conceito para iluminar quatro pontes individuais (Chelsea, Londres, Waterloo e Westminster) e um masterplan abrangente para as principais estradas, trilhos e pontes pedestres entre Albert e Tower”.
Hannah Rothschild, directora da Fundação Illuminated River, em declarações reproduzidas pelo sítio especializado de arquitectura archdaily, define o projecto vencedor como "belo, ambicioso e realizável, sempre considerando o meio ambiente, níveis de iluminação e economia de energia".
A equipa vencedora irá agora continuar a desenvolver o seu conceito de design, em colaboração com as partes interessadas e a sociedade londrina. A construção do projecto está prevista para 2017, sendo o seu financiamento resultante inteiramente de fontes privadas e filantrópicas.
Veja o vídeo AQUI