‘Lisbon South Bay’ mostra-se no MIPIM
A empresa Baía do Tejo e os municípios do Barreiro, Seixal e Almada estão em Cannes, França, a promover os territórios das suas antigas áreas industriais, a denominada 'Lisboa South Bay'.
'Lisbon South Bay' é um projecto que se tem desenvolvido nos últimos anos, promovido pela Baía do Tejo, empresa pública, para requalificar os territórios das antigas áreas industriais da Quimiparque, no Barreiro, da Siderurgia, no Seixal, e da Margueira, em Almada, em conjunto com as autarquias.
"Criar uma parceria entre uma empresa do Estado, a Baía do Tejo, e três municípios é inédito no país. Surgiu na sequência de uma conclusão óbvia, que devemos estar todos a remar para o mesmo lado", diz Jacinto Pereira, presidente do conselho de administração da Baía do Tejo.
A empresa, que tem a responsabilidade sob os três territórios, e as autarquias estão a participar na maior feira internacional de imobiliário do mundo, o MIPIM, que está a decorrer em Cannes, na França e termina amanhã.
"Com esta solução da marca 'Lisbon South Bay' criámos uma escala diferente e damos maior visibilidade e maior capacidade de promoção. Parece algo óbvio, mas não é algo que vejamos muito. Conseguimos chegar a uma plataforma de entendimento entre todos", explicou.
Jacinto Pereira disse que a marca foi criada para "consumo externo", referindo que não é possível estar em qualquer parte do mundo e falar do Barreiro, Seixal ou Almada.
"Não podemos ir a qualquer parte do mundo falar de Almada, Barreiro ou Seixal, temos que falar de Lisboa e da outra margem de Lisboa. Existe também outra razão, que é cavalgar esta onda de Lisboa, pois tem tido uma dinâmica e uma imagem extraordinárias", disse, referindo que a ideia cada vez mais se mostra acertada.
No MIPIM, para além de procurarem investimentos para a antigas áreas industriais, os autarcas dos três municípios da margem sul desmultiplicam-se em reuniões e contactos para abordar outros projectos existentes nos seus concelhos, na procura de possíveis investidores, capazes de criar emprego e crescimento económico.
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, afirmou que utilizar a marca Lisboa é importante nestes eventos internacionais, referindo que "traz benefícios e não apaga a imagem e a identidade de Almada".
Segundo a autarca, para além do projecto Cidade da Água, de requalificação dos antigos territórios da Margueira, procurou também abordar investidores para outros projectos no concelho, considerando que o balanço tem sido "interessante".
Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, concorda que o nome ‘Lisbon South Bay' funciona porque "unifica os três territórios na margem sul", afirmando que os concelhos são vistos como parte integrante da Área Metropolitana de Lisboa.
Jorge Gonçalves, vice-presidente da Câmara do Seixal, salienta que colocar Lisboa no nome veio fortalecer o projecto e o seu impacto no exterior do país.
Lusa/DI