Inditex vai vender 16 espaços das lojas Zara
A Inditex, o maior retalhista de roupa do mundo, pôs à venda 16 espaços das lojas da Zara, duas em Portugal e 14 em Espanha, prevendo encaixar 400 milhões de euros, avançou hoje a agência financeira Bloomberg.
Esta operação prevê que após a venda dos espaços imobiliários das 16 lojas, a marca de vestuário seja inquilina, continuando assim a ocupar os mesmos imóveis, através de contratos de venda e posterior arrendamento ('sale and leaseback').
A Bloomberg não especifica onde se situam as lojas à venda, apenas o valor previsto com a alienação dos 16 espaços em Espanha e Portugal, de 472 milhões de dólares (cerca de 400 milhões de euros).
A venda das 16 lojas da Zara na Península Ibérica acontece numa altura em que a marca de vestuário espanhola vê as suas vendas ‘online’ crescerem em Espanha.
No ano passado, 3% das vendas a retalho foram feitas através da internet, enquanto na Europa essa percentagem ascendeu a 8% e no Reino Unido a 15%.
Andrew Allen, da Aberdeen Standard Investments, prevê que as vendas online em Espanha registem um crescimento de 18% até 2021, acima da média de 12% na Europa.
Segundo a Bloomberg, fonte da Inditex explicou que a venda tem a ver com a estratégia adoptada pelo grupo em recorrer ao 'leasing' (modalidade de financiamento através do qual o locador concede ao cliente um bem móvel ou imóvel através do pagamento de uma renda), alargando a utilização deste tipo de financiamento.
Lusa/DI