CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Europa: crédito imobiliário cai 2,8% em 2017

6 de junho de 2018

O crédito concedido na Europa aumentou 6,2% em 2017 face a 2016, com 449,771 mil milhões de euros em novos créditos, abrandando no entanto o ritmo anual de crescimento, de acordo com a Eurofinas (European Federation of Finance House Associations).

De acordo com esta organização, em 2017 verificou-se um “abrandamento do crescimento em todas as categorias de crédito”, sendo que a única quebra aconteceu no crédito imobiliário, que diminuiu 2,8% face ao ano anterior.

Segundo os dados da federação, no ano passado o crédito ao consumo aumentou 7,2% em termos homólogos, um valor “ligeiramente abaixo do registado no ano anterior e também nos anos anteriores à crise”, num “sinal de que o sector se encontra numa fase de estabilização, demonstrando um crescimento lento e sustentável”.

De acordo com os dados hoje avançados, o crédito pessoal correspondeu a 17,7% do total do crédito ao consumo concedido, aumentando 10,6% face a 2016, enquanto o crédito ‘revolving’ (cartões e linhas de crédito) subiu 6,2% e o crédito concedido no ponto de venda (maioritariamente na categoria lar) cresceu 2,8,%, “uma subida muito moderada” face aos 7,9% do ano anterior.

Por países, verifica-se “um desempenho positivo na maioria dos membros da federação”, com “níveis de crescimento sólidos” nos “mercados de grandes dimensões, como a Alemanha, Itália e o Reino Unido”.

Os únicos recuos nos novos créditos concedidos aconteceram na Bélgica (-5,5%), na França (-1,9%) e na República Checa (-1%).

Os países abrangidos por estes indicadores são a Bélgica, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Marrocos, Holanda, Noruega, Portugal, Roménia, Suécia, Reino Unido.

PUB
PUB
PUB
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025