CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

Espanha: empresa pública investe 23,5 MM€ na rede de alta velocidade até 2025

22 de abril de 2022

A Adif, empresa administradora de Infraestruturas Ferroviárias (Adif) do Estado espanhol, tem como objectivo investir 23,5 mil milhões de euros na rede de alta velocidade até 2025.

Em Marcha, segundo notícia hoje o periódico “Cinco Dias”, estão já projectos que totalizam 11,5 mil milhões de euros e outros no total de 12 mil milhões deverão arrancar em breve. Todos estes ciclópicos trabalhos de expansão e manutenção da rede de alta velocidade são possíveis graça aos elevados fundos europeus de comparticipação.

Segundo o periódico económico espanhol, “O desenvolvimento da rede ferroviária de alta velocidade levará 23,5 mil milhões de euros até 2025, entre obras em curso (11,5 mil milhões de euros) e projectos já planeados (12 mil milhões de euros), que se somam aos 57,2 mil milhões de euros investidos até agora, de acordo com os cálculos da Adif. A rede de pistas de bitola internacional aumentará este ano de 3.728 para 4.000 quilómetros, com quatro desenvolvimentos na fase de testes. E o que está para vir até 2025 é um maior desenvolvimento do Corredor Mediterrânico, o Y Basco ou a linha para a Extremadura”.

A primeira fase da ligação ferroviária de alta velocidade para a Extremadura chega à fronteira com Portugal e será lançada em breve, com 150 quilómetros entre Plasencia, Cáceres e Badajoz, e a remodelação das suas estações, num investimento total de 1,7 mil milhões de euros.