Brasil: Paraty candidata a “Património da Humanidade”
A candidatura da bela cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, a Património da Humanidade foi aceite pela UNESCO. Segundo refere o jornal online Extra do grupo Globo, do Brasil, “não é a primeira vez que a cidade é aceita para a lista da organização, já tendo sido incluída em outras duas ocasiões, porém, esta é a primeira vez que a cidade concorre como Paisagem Natural e Cultural”.
A cidade brasileira de Paraty, sede do município do estado do Rio de Janeiro com o mesmo nome, localiza-se no litoral sul do estado, a 258 quilómetros da capital estadual.
Durante o período colonial (1530-1815) a cidade foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. Situada a baixa altitude, quase ao nível do mar, a malha urbana é como que uma Veneza já que o seu centro histórico é, muitas vezes, invadido pelas águas.
O processo de candidatura da histórica cidade colonial foi elaborado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil. A próxima etapa do processo de aceitação para a inclusão definitiva de Paraty na lista de Património da Humanidade passa por uma visita técnica do órgão consultivo da UNESCO, o ICOMOS, a qual deverá ter lugar ainda este ano. A candidatura será votada em 2019 – refere ainda aquela publicação online da Globo.