Alargamento do Canal do Panamá beneficia Porto de Sines
Representou um investimento de 7.000 milhões de euros e cerca de nove anos de mega-trabalhos de construção. O alargamento do Canal do Panamá, inaugurado este domingo, vai permitir escoar 600 milhões de toneladas de mercadoria por ano pelo canal de cerca de 77 quilómetros que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, o dobro da capacidade até agora existente. Graças à construção de um terceiro conjunto de eclusas, o Canal do Panamá ficou agora munido de mais uma via de navegação por onde podem passar navios capazes de transportar até 13 mil toneladas de carga, mais do dobro da capacidade máxima anterior.
O canal tem agora capacidade para fazer transitar 97 % a 98 % dos porta-contentores existentes no mundo, barcos que transportam cerca de 14.000 contentores e que podem medir até 49 de largura e 366 metros de comprimento. Muitos navios que se viam obrigados a navegar pelo Canal do Suez, com os custos inerentes a tão longa navegação, podem agora chegar à Europa através de uma viagem muito mais curta e menos onerosa.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Porto de Sines, João Franco, estima que o Porto de Sines poderá vir a ter um acréscimo de tráfego anual em 200 navios, tornando aquele porto de águas profundas e com capacidade para acolher os maiores porta-contentores do mundo como uma porta de entrada para a Europa.