ImoEmpreendedor
Talento português brilha no imobiliário inglês
9 de março de 2015
O talento dos portugueses é já cada vez mais apreciado pelo Mundo e por isso não é de estranhar que uma empresa nacional esteja a fazer sucesso no Reino Unido. Aliar a realidade virtual ao imobiliário introduzindo um conceito inovador foi o que fez a Digital Works.Recentemente a empresa portuguesa iniciou um projecto de desenvolvimento de Realidade Virtual suportado por - Google Cardboard, para o mercado imobiliário Inglês com o objectivo de produzir uma aplicação para promoção de imóveis.Os visitantes de uma propriedade, habitação ou comercial, em Londres, utilizam o equipamento da Google e a aplicação desenvolvida pela Digital Works para percorrerem os espaços promovidos, recorrendo a tecnologia de Realidade Virtual 3D, oferecendo uma experiência imersiva de recriação digital do mundo real.Esta aplicação inovadora oferece aos promotores e marketeers uma nova plataforma de promoção imobiliária. Os visitantes e potenciais compradores podem assim explorar todos os aspectos e recantos da sua futura propriedade sem a necessidade de se deslocarem.Ao Diário Imobiliário, Carlos Rodrigues, COO da Digital Works, explica que foi através de um cliente que surgiu a oportunidade de desenvolver uma aplicação especificamente para a promoção de um complexo imobiliário através da Realidade Virtual. “O compromisso assumido com o cliente tinha como objectivos conseguir uma experiência imersiva e o mais real possível do que serão os ambientes interiores e exteriores do complexo imobiliário em promoção e, simultaneamente, oferecer aos clientes a possibilidade de usufruírem desta experiência sem a necessidade de equipamento muito complexo, grande ou dispendioso”, refere.Carlos Rodrigues adianta ainda que esta solução pode ser aplicada em qualquer localização ou ambiente; seja este virtual, recorrendo a modelos 3D desenvolvidos inteiramente em computador ou ambientes reais, recorrendo a fotografia estereoscópica panorâmica. “Temos neste momento a decorrer projectos em que os ambientes de exploração virtual são espaços reais que existem em Portugal”, revela o CEO.Imobiliário virtualA possibilidade de oferecer aos clientes uma experiência de visita virtual de espaços imobiliários interiores e exteriores, recriando um ambiente e experiência imersiva, recorrendo a tecnologia acessível, portátil e a valores bastante competitivos abre as portas para uma variedade de aplicações no sector imobiliário. “Em alternativa às imagens; fotografias tiradas no local; esta aplicação permite promover um espaço interior ou exterior, dando ao cliente a sensação de estar no local, a andar pelos espaços, a interagir com elementos do mobiliário e até a observar mensagens do promotor dentro do mesmo espaço virtual”, conclui Carlos Rodrigues.