Housers supera os 100.000 utilizadores e 9% são portugueses
Em três anos de actividade, a plataforma de investimento imobiliário, Housers, superou os 100.000 utilizadores registados, sendo que 9% são portugueses.
Até ao momento, investidores de 92 nacionalidades já financiaram cerca de 200 projectos imobiliários em Espanha, Itália e Portugal, o que permitiu a construção ou reabilitação de mais de 500 propriedadesEm Portugal, a Housers conta com 9000 utilizadores registados e os investidores portugueses já investiram mais de 3 milhões de euros em projectos imobiliários, desde Outubro de 2017.
De acordo com João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Portugal, "o investidor português possui em média um investimento acumulado de 2350 euros em oportunidades na plataforma. Tipicamente, este tem uma carteira de investimentos composta por cinco projectos imobiliários e investe em média 470 euros por projecto".
Em relação à forma de pagamento mais usada para investir, a maioria dos portugueses, tal como as restantes nacionalidades, prefere fazê-lo através da transferência de fundos para a conta da Housers (65%), ao invés do investimento directo com recurso a cartão de crédito (35%).
O responsável indica ainda que até ao momento, já foram financiados nove projectos em Portugal, desde a compra, arrendamento e venda de diferentes apartamentos, à construção de urbanizações ou um hotel em Alcobaça. "No total, foram investidos aproximadamente 2,3 milhões de euros no imobiliário português, dos quais 70% é investimento estrangeiro que olha para o país com boas perspectivas de retorno".
"Estes números demonstram a solidez do nosso modelo de negócio e a consolidação da nossa plataforma de financiamento colaborativo no mercado, tanto em Portugal como nos restantes países onde está presente. Destacamos a confiança dos investidores, bem como dos promotores que vêm na Housers um complemento ou alternativa de financiamento dos seus projetos imobiliários", acrescenta.Este marco coincide ainda com o lançamento do projecto 200 da plataforma, o maior alguma vez financiado através de uma plataforma de financiamento participativo e o maior projecto na Península Ibérica em volume de operação.
Os portugueses têm agora a oportunidade de financiar a compra de um terreno com 21.753 m2 e construção de oito edifícios, que darão lugar a 96 apartamentos em Marbelha, no sul de Espanha.Para o desenvolvimento deste projeto residencial, cujo investimento total é de 31 milhões de euros, o promotor pretende obter um financiamento de um milhão de euros dos investidores da Housers. O capital restante será financiado por outras entidades.
A rentabilidade total esperada é de 22,5% em 30 meses, correspondente a uma taxa anual de 9%.A nível global, a Housers já ultrapassou os 78 milhões de euros de investimento acumulado e já concluiu com sucesso 47 projectos, nos quais os promotores devolveram aos investidores um valor acumulado de 24 milhões de euros de capital e benefícios.