Concursos para Obras Públicas subiu 298% no início do ano
Em Janeiro, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovido, foi de 332 milhões de euros, valor que é 298%, quase quatro vezes superior ao mês homólogo de 2018.
Segundo o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, este crescimento significativo resulta, por um lado, do facto de Janeiro de 2018 ser um dos piores registos desde o ano 2015 e, por outro, do lançamento de dois grandes concursos no início do ano, designadamente a expansão do metropolitano de Lisboa e do MetroBus do Mondego, de 120 e 25 milhões, respectivamente.
No entanto, o Barómetro revela que em Janeiro, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas e reportados no Portal Base situou-se em apenas 65 milhões de euros, o que representa um significativo recuo de 21% face a Janeiro de 2018. Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados na modalidade de Ajuste Direto e Consulta Prévia, situam-se em apenas 15 milhões de euros, menos 67% que no ano passado. Desta forma, assiste-se a um forte abrandamento do volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, para 81 milhões de euros, menos 38% que o verificado em 2018.