


Guimarães vai ter uma Escola-Hotel
A nova Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), vocacionada para formação contínua na área da alimentação e restauração, vai ser sediada em Guimarães, na Quinta do Costeado.
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo permitirá aumentar a oferta educativa do IPCA, que já dispõe de outras três escolas superiores: Gestão, Tecnologia e Design. O objectivo, refere o IPCA, “é responder às necessidades de formação qualificada e inovadora para as áreas da restauração e hotelaria de toda a região”. Simultaneamente, a criação da nova escola pretende igualmente reforçar a presença do IPCA no vale do Ave, “correspondendo a um desígnio estratégico que visa ministrar formação nos concelhos do Quadrilátero Urbano (Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão).
A notícia foi confirmada ontem pelo Presidente da autarquia de Guimarães, Domingos Bragança, que referiu ter a localização e abertura da Escola-Hotel resultado do um trabalho conjunto do IPCA, da Câmara Municipal de Guimarães e do ministro da Ciência, que aprovou recentemente a implementação deste modelo de ensino em Portugal.
A localização da Escola-Hotel será a antiga Quinta do Costeado, na Cruz de Pedra, propriedade a necessitar de profunda requalificação e regeneração implantada numa zona central e simbólica de Guimarães.
A Quinta do Costeado
Fundada no séc. XVII, a casa "O Costeado" localiza-se no centro da cidade de Guimarães. O edifício principal tem características de um verdadeiro Palácio neo-clássico. A casa principal com 1.373m2 de área de construçãoe a área rústica estende-se por 24.500 m2, possuindo ainda 9 casas para remodelação.