Grupo Legendre obtém um financiamento de 150 milhões de euros
A criação deste novo empréstimo sindicado tinha como objectivo simplificar e flexibilizar a estrutura da dívida do Grupo Legendre. Esta operação também foi acompanhada pela criação de um Empréstimo Participativo de Recuperação de cerca de 35 milhões de euros, um dos maiores concedido até então.
Estes diferentes financiamentos, que totalizam 150 milhões de euros, permitem aumentar significativamente os recursos do Grupo para apoiar o seu desenvolvimento futuro, nomeadamente no sector imobiliário. Também oferecem mais flexibilidade para o seu funcionamento no dia a dia, tendo em consideração as especificidades do Grupo associadas à diversidade das suas actividades: Construção (construção nova, reabilitação, construção civil, etc.), Sector Imobiliário (promoção imobiliária, exploração, hotelaria e gestão de activos) e Energia (produção de energias renováveis e manutenção).
"O resultado deste refinanciamento é uma verdadeira satisfação porque nos permitirá prosseguir a nossa estratégia de desenvolvimento e de estruturação das nossas atividades. O Grupo regista um crescimento contínuo e esta operação irá permitir-nos acelerar a concretização das nossas novas ambições, reforçando, em simultâneo, a nossa liquidez", explica Grégoire Charmetant, Director Administrativo e Financeiro do Grupo.
O empréstimo sindicado de 115 milhões de euros, 50 % maior do que o implementado em 2019, traduz-se numa expansão do consórcio bancário. Uma prestação específica de oito anos foi subscrita na íntegra por um investidor privado: La Banque Postale Asset Management.
Quanto ao Empréstimo Participativo de Recuperação (35 milhões de euros), este foi criado pelos três coordenadores do empréstimo sindicado: Arkéa, Crédit Agricole Mutuel de Ille-et-Vilaine e LCL, com o apoio do BNPP AM e do Eiffel Investment Group.
"Este refinanciamento é um grande indicador da confiança que os nossos parceiros bancários históricos depositam em nós há muito tempo. A expansão da sindicação para novos estabelecimentos também reforça as nossas escolhas estratégicas atuais e futuras", afirma Vincent Legendre, Presidente do Conselho de Administração do grupo epónimo que celebra, este ano 75 anos.
Em Portugal, o grupo tem vários projectos em curso, entre eles, o projecto 'Parque Atlântico', um projecto imobiliário de 43 habitações de luxo em co-promoção e coconstrução com o gabinete de arquitectura Arqsize, entre Carcavelos e Parede e o Antas Build, um projecto residencial das Antas, na cidade do Porto, promovido pelo consórcio Luso-Francês, Tecnibuild / Legendre.