CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Gestão e investimento em fundos imobiliários sobem em Novembro

21 de dezembro de 2020

Em Novembro, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário atingiu 10.424,1 milhões de euros, mais 67,2 milhões do que em Outubro. Já o montante investido subiu 0,7% para 7.701,4 milhões de euros. 

De acordo com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - CMVM, no mês em análise, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) como referido, atingiu 10.424,1 milhões de euros, mais 67,2 milhões (0,65%) do que em Outubro. 

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário subiu 0,7% para 7.701,4 milhões de euros. Nos FEII, o valor aumentou 0,5% para 2.382,4 milhões de euros e nos FUNGEPI ficou praticamente inalterado em 340,3 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 47,0% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao sector do comércio (67,1% do total).

A Interfundos (12,6%), a Square AM (11,4%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,2%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em Novembro foram constituídas as sociedades especiais de investimento imobiliário "Imofuste" e "JNV Real Estate", geridas pela Atlantic, e o fundo de investimento imobiliário "FSG Saúde", gerido pela Fidelidade. No mês passado foi ainda liquidado o fundo de investimento imobiliário "Imóveis Brisa", gerido pela Profile.