CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Confidencial Imobiliário e APEMIP estabelecem parceria para apoiar mediação imobiliária

21 de dezembro de 2020

A APEMIP - Associação dos Profissionais e das Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal e a Confidencial Imobiliário (Ci), empresa de produção de estatísticas sobre imobiliário em Portugal, acabam de estabelecer uma parceria para que as mediadoras associadas desta entidade tenham acesso à informação produzida pela Ci. 

No âmbito deste acordo, para além dos relatórios SIR, os Associados da APEMIP terão acesso gratuito, até 30 de Junho de 2021, ao site www.confidencialimobiliario.com, onde estão disponíveis análises de mercado, bem como os principais painéis de indicadores produzidos pela Confidencial Imobiliário para o mercado.

O objectivo central do protocolo é assegurar que as mediadoras dispõem de mais e melhor informação numa altura marcada por um ciclo de forte incerteza no contexto do impacto da pandemia COVID-19 na economia e no mercado imobiliário. Segundo a APEMIP e a Ci, o acordo visa dar um contributo para a dinamização do mercado, permitindo combater a incerteza em resultado da não acessibilidade a dados sobre preços finais de venda. "Assenta-se no pressuposto de que a informação terá um papel chave na construção da ponte entre a oferta e procura, permitindo formular expetativas adequadas de ambos os lados, contribuindo para o desbloqueamento do mercado", referem no comunicado.

Sabemos que os próximos tempos serão marcados por algumas alterações no mercado imobiliário, resultantes da expectável crise fruto da situação pandémica que vivemos e por isso a APEMIP celebrou um protocolo com a Confidencial Imobiliário para que as empresas suas associadas possam ter condições preferenciais de acesso à informação produzida por esta entidade, que poderá ser útil no exercício da sua actividade”, refere Luís Lima, Presidente da APEMIP.

“Vivemos um momento completamente atípico, com a agravante de haver muita incerteza da duração da crise pandémica e, portanto, de quando o mercado poderá retomar. Aceder a informação qualificada e rigorosa sobre as dinâmicas de vendas é mais essencial do que nunca. Por isso, honrando o nosso ADN de sermos, há mais de 30 anos, pioneiros a promover a informação e a transparência no mercado imobiliário, firmamos este protocolo para, numa altura tão desafiante para todo o mercado, darmos uma resposta mais alargada às necessidades de informação dos operadores”, admite Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.