CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fundo de Coesão vai investir 107 milhões para modernizar a rede do metropolitano do Porto

17 de março de 2020

A Comissão Europeia aprovou hoje um pacote de investimento de mais de 1,4 mil milhões de euros de fundos da UE em 14 grandes projectos de infraestruturas em sete Estados-Membros, entre eles Portugal.

Em Portugal, o Fundo de Coesão investirá 107 milhões de euros para modernizar a a rede do metropolitano do Porto, o que permitirá tornar os transportes públicos mais apelativos, reduzirá o tráfego e a poluição e garantir viagens mais seguras, mais rápidas e confortáveis para os passageiros.

Também o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional investirá 265 milhões de euros para a melhoria de mais de 178 km da ligação ferroviária na linha de alta velocidade de 715 km Madrid-Lisboa e, em especial, na zona da Estremadura. Esta medida beneficiará os transportes de longa distância de passageiros e de mercadorias, com benefícios económicos e ambientais positivos. Este projeto faz parte do corredor atlântico da rede RTE-T que liga o sudoeste da Europa ao resto da UE.

Também a Croácia, a Chéquia, a Hungria, a Polónia, a Roménia e a Espanha vão usufruir destes investimentos. Os projectos abrangem vários domínios estratégicos, como o ambiente, a saúde, os transportes e a energia para uma Europa mais inteligente e hipocarbónica. Representam um investimento maciço para impulsionar a economia, proteger o ambiente e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e o bem-estar social.

Para a Comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, "em tempos difíceis como os que vivemos no nosso continente, é fundamental que a política de coesão continue a desempenhar o seu papel de apoio à economia, em benefício dos nossos cidadãos. Os grandes projectos que hoje aprovámos mostram que o financiamento da UE, e a política de coesão em particular, produzem resultados concretos, ajudando as regiões e as cidades a tornar-se mais seguras, mais limpas e mais confortáveis para os cidadãos e as empresas. Muitos dos projectos aprovados contribuem também para a realização dos objectivos do Pacto Ecológico Europeu. Quando a Comissão Europeia e os Estados-Membros e as regiões unem esforços, conseguimos grandes resultados".

A Comissão Europeia indica ainda que consideram-se grandes projectos, os investimentos da política de coesão com um valor superior a 50 milhões de euros cada. Dada a elevada contribuição financeira da UE para estes projectos, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ou do Fundo de Coesão, estes são objecto de um procedimento de avaliação específico e de uma decisão final da Comissão Europeia.

No período de programação 2014-2020, o apoio da política de coesão beneficiou 310 grandes projectos.