CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

 

 

 

 

 

Fuse Valley chega a Portugal para ser o projecto mais sustentável do país

28 de setembro de 2021

Fuse Valley é o nome do projecto do vale tecnológico idealizado pela empresa internacional BIG - Bjarke Ingels Group, candidato a ser o empreendimento mais sustentável de Portugal e dos mais sustentáveis da Europa.

O projecto que irá ser construído em Matosinhos, foi apresentado pela Farfetch, a plataforma global para a moda de luxo, em conjunto com o Castro Group, que actua nas áreas de promoção imobiliária e construção. 

O novo Fuse Valley será um espaço de fusão e encontro, onde empresas, cultura, arte e a comunidade se fundem e se conectam. Por isso, uma das particularidades deste projecto é o facto de 81% dos espaços exteriores serem totalmente abertos à comunidade, numa total harmonia e respeito pelo meio-ambiente envolvente.

Este empreendimento traduz os novos conceitos de trabalho num espaço físico desenhado para privilegiar a flexibilidade, mas também a conexão entre os colaboradores e a ligação com a comunidade.

Neste vale será possível criar as melhores condições para que os colaboradores da Farfetch se sintam confortáveis no seu dia-a-dia e tenham ao seu dispor ferramentas para melhorarem o seu bem-estar, e ao mesmo tempo permita promover a colaboração e o sentido de equipa. Assim, a empresa desenvolveu um plano para a criação de espaços, como uma creche para os filhos dos colaboradores, uma academia focada no bem-estar e também salas para a prática de meditação, ioga e exercício, promovendo a saúde física e mental, num vale que, pela sua simbiose com a natureza, tem por si só uma proposta de valor diferenciadora.

José Neves, CEO e Chairman da Farfetch afirma: “Na nossa visão do futuro do trabalho, os espaços da empresa são mais do que espaços de trabalho, são núcleos de conexão, de criatividade e inovação, mas são também espaços onde queremos criar as condições para promover o bem-estar. No Fuse Valley queremos reunir as condições que permitam que as pessoas se sintam incluídas num espaço que é facilitador de modelos de trabalho híbridos onde o presencial e o remoto se encontram em perfeita simbiose, e onde se promove a cultura da empresa.”

Por sua vez, o Castro Group irá incluir no seu programa imobiliário 62.800 m2 de escritórios disponíveis para acolher outras empresas, um hotel com 75 quartos e 42 apartamentos, 5.000 m2 de espaços para comércio e serviços de suporte ao empreendimento, como áreas de restauração, ginásio e SPA, bem como um anfiteatro ao ar livre disponível para receber mostras de arte, palestras e workshops.

Segundo Paulo Castro, CEO do Castro Group, “o Fuse Valley é a interpretação perfeita da nossa regra de ouro, aplicada a todos os nossos projetos: localização, inovação, sustentabilidade e tecnologia. O que vamos fazer nascer em Matosinhos é algo ímpar e que coloca este espaço no mapa internacional do que melhor se faz quer ao nível da sustentabilidade, quer ao nível da inovação. Com este empreendimento propomo-nos desenvolver uma smart city, ou neste caso, um smart valley. Ambicionamos construir um total de 24 edifícios, 14 dos quais prevemos  que estejam construídos até 2025. Destes, sete são para os espaços da Farfetch e os restantes sete serão edifícios promovidos pelo Castro Group, incluindo o  hotel”.

O projecto do arquitecto Bjarke Ingels incorpora no seu portefólio, inúmeras obras que marcam pela sua preocupação em desenhar edifícios que desde a sua concepção têm por base o clima do local onde serão construídos, numa visão hedonista da sustentabilidade. A ambição vai mais além e o Fuse Valley apresenta-se como um candidato a ser o empreendimento mais sustentável em Portugal e dos mais sustentáveis da Europa.

O Fuse Valley será outro exemplo desta visão pelo vale artificial que é criado pelos edifícios promovendo uma redução do impacto ambiental desde a sua construção até à sua  futura utilização.

Para além dos princípios de sustentabilidade aplicados à construção, o Fuse Valley estará também orientado para promover a mobilidade sustentável, com uma forte aposta nos espaços para o carregamento de veículos eléctricos e postos com bicicletas e trotinetes eléctricas para usufruto comum dentro do perímetro do vale. A ligação com as principais conexões de transportes públicos estará também assegurada com shuttles diários que ligam o empreendimento à rede local.

Imagens de animação: Lucian R