Crowdfunding imobiliário já captou 2 M€ para promotores em 2019
Nos primeiros três meses do ano, os investidores da Housers, plataforma espanhola de crowdfunding imobiliário, financiaram 2 milhões de euros a promotores portugueses, ultrapassando os 1,7 milhões financiados a promotores em 2018.
Até ao final de março, foram três os promotores portugueses que utilizaram a plataforma para obter financiamento de uma forma simples e rápida. A plataforma indica que foram publicadas na Housers cinco oportunidades imobiliárias da modalidade “Taxa Fixa”, sendo que três delas correspondem a diferentes fases de financiamento de um único projecto. João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Portugal, refere que “no total, 21% do valor financiado foi realizado por investidores portugueses, o que demonstra uma clara preferência por projectos nacionais, uma vez que o investimento médio dos portugueses na plataforma se situa entre os 10% e 15% no total dos projectos publicados”
.Das cinco oportunidades publicadas, o projecto Palmela Villas captou 215.000 euros para a finalização da construção de duas moradias.
No que respeita ao projecto Capvilla na vila do Meco, foram financiados 534.000 euros para a execução de uma obra de cinco vivendas. Os investidores da Housers financiaram ainda as três fases do projecto Ethic Houses em Loures, correspondente a um total de 1.160.000 euros para a construção de quatro moradias.João Távora destaca ainda que “no primeiro trimestre de 2019, os promotores portugueses conseguiram angariar mais capital de investidores do que em todo o ano anterior. Este marco demonstra a consolidação da Housers como forma de financiamento, alternativa ou complementar à banca tradicional para promotores em Portugal.
Os promotores confiam e recorrem cada vez mais à Housers com o objectivo de obterem financiamento de forma rápida e flexível para os seus projectos imobiliários”.Em Portugal desde Outubro de 2017, a Housers conta com mais de 9000 utilizadores portugueses.
Desde o seu lançamento no país, os investidores portugueses já financiaram mais de 4 milhões de euros a promotores imobiliários de Portugal, Espanha e Itália. Globalmente, a plataforma conta com mais de 100.000 utilizadores inscritos e os investidores da plataforma de financiamento colaborativo já financiaram mais de 81 milhões de euros a promotores imobiliários.