Caldas da Rainha vai ao SIL para captar mais investimento para o município
A cidade convidada do Salão Imobiliário de Portugal - SIL 2019, Caldas da Rainha, vai estar na FIL, entre 10 e 13 de Outubro, para mostrar o seu potencial enquanto destino atractivo para o investimento.
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai apresentar no salão os projectos e os programas que estão em desenvolvimento no município, nomeadamente na reabilitação urbana. Segundo a autarquia, têm vindo a desenvolver estratégias no sentido de potenciar o seu Património Histórico, criando medidas de incentivo à reabilitação dos imóveis concelhios, agregando ao seu desenvolvimento projectos públicos de regeneração urbana, que permitam requalificar e promover áreas fundamentais ao investimento privado, nomeadamente ao nível do Centro Histórico e núcleos das Freguesias Rurais.
“Estamos perante um território que combina na perfeição a sua localização com as suas características físicas e culturais, tornando-se estas, potenciais valores ao desenvolvimento do mercado imobiliário”, revela Fernando Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha.
O responsável adianta ainda que, “a garantia do cruzamento entre o Urbano e o Rural, o Interior e o Litoral, assegura uma diversidade territorial, que agregadas a uma multiplicidade de funções e excelentes acessibilidades, só poderão elevar o potencial de qualidade de vida no Concelho”.
Fundamental reabilitar núcleos
De acordo com o autarca, as características territoriais diferenciadas das 12 freguesias, agregadas às suas culturas e tradições, são factores determinantes ao potencial económico da região, sendo fundamental reabilitar núcleos que pela sua tipologia ou características históricas revelam a identidade e a história dos locais.
Ao nível do Centro Urbano o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana aprovado, teve como base o levantamento do potencial edificado e para além dos benefícios fiscais associados a projetos desta natureza, prevê a criação de programas de apoio aos privados no âmbito da Reabilitação.
“Caldas da Rainha trabalha assim no sentido da criação de mais valias territoriais e económicas, que privilegiem o existente e as tradições, procurando através da inovação e de novos investimentos em reabilitação, dinamizar o mercado habitacional e comercial, requalificando qualificadamente do Concelho.
O Património material é assim tão diversificado quanto a oferta territorial, sendo esta diferença de usos, encarada como fundamental para o potencial desenvolvimento das Caldas da Rainha”, garante o presidente da autarquia.
O SIL 2019, organizado pela Fundação AIP, decorre mais uma vez na FIL – Feira Internacional de Lisboa, entre os dias 10 e 13 de Outubro, sendo que os dois primeiros dias são dedicados aos profissionais e o fim-de-semana de 12 e 13 ao público em geral.
Paralelamente irá decorrer no Pavilhão 1, Living & Design by Intercasa, com mais de 20 arquitectos no Espaço Ambientes e Tendências serão apresentadas propostas de reabilitação e decoração para a Sua nova casa.