CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Bragança com oito milhões de euros para apoio ao acesso a habitação adequada

17 de março de 2022

Mais de oito milhões de euros é quanto o Município de Bragança dispõe para, nos próximos quatro anos, implementar as soluções previstas na Estratégia Local de Habitação que visam criar soluções habitacionais para 94 agregados familiares, num total de 311 pessoas, já identificados.

A verba prevista contempla a execução de soluções habitacionais como reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, aquisição de frações ou de prédios para destinar a habitação, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais ou arrendamento de habitações para subarrendamento.

O valor do investimento é financiado em 6 182 701 euros, pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU), através do Programa 1.º Direito, no âmbito da aprovação da Estratégia Local de Habitação elaborada pelo Município de Bragança e a consequente assinatura do acordo de colaboração.

A elaboração da Estratégia Local de Habitação teve como objectivo dotar o Município de Bragança com um instrumento estratégico fundamental para a candidatura a programas de financiamento, estando especialmente direcionado para apoiar pessoas e agregados familiares que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo de acesso a uma habitação adequada. Neste âmbito, foi realizado um diagnóstico global das carências habitacionais existentes no território, destacando o número de pessoas e agregados e respectivas especificidades.