Barómetro da Construção animador
O Barómetro da Construção elaborado pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas) relativo ao 3.º trimestre de 2020 refere que “o total de procedimentos que foram objecto de abertura de concurso e subsequente publicação em Diário da República mantém-se em máximos históricos desde o início desta série, que remonta a 2010”.
No que se refere aos contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados ao longo dos primeiros nove meses do ano o seu valor é praticamente igual ao registado em igual período do ano passado (-4%)
Concursos abertos
No final do terceiro trimestre do ano, o volume total de concursos de obras públicas promovidos atingiu os 3.750 milhões de euros, mais 16% que o apurado no período homólogo do ano passado. “Apesar de algum abrandamento registado nos últimos meses”, o total de procedimentos que foram objeto de abertura de concurso mantém-se em “máximos históricos”.
Contratos celebrados
É o item que, normalmente, mais anima os empreiteiros, já que é o que traduz a “realidade presente”. E nesse aspecto, os “contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados ao longo dos primeiros nove meses do ano e objecto de reporte no Portal Base, tem vindo a registar uma recuperação ao longo dos últimos meses, totalizando 1.478 milhões de euros, situando-se 4%(2) abaixo do apurado em igual período de 2019” - refere o Barómetro da Associação.