Amadora vai ser 'invadida' por EcoPontas e PapaChicletes
A Câmara Municipal da Amadora está a ultimar a colocação em toda a cidade, particularmente nos locais de maior aglomeração de pessoas, de pontos de recolha de pontas de cigarros e de pastilhas elásticas.
Segundo a autarquia, a distribuição destes equipamentos pelas ruas da Amadora é o resultado de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo 2020 e tem como objetivo evitar que as beatas dos cigarros ou as pastilhas elásticas sejam atiradas ao chão, contribuindo desta forma para alterar comportamentos e promover a sustentabilidade das cidades.
Os EcoPontas e PapaChicletes resultam de um projeto desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães – Projecto EcoPontas & PapaChicletes - Redução e Valorização de Resíduos (Prémio Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde em 2016).
Com a recolha destes produtos, a Câmara Municipal da Amadora, em colaboração com as empresas da especialidade, irá proceder à reutilização destes resíduos, dando origem a novos materiais como os tijolos usados na construção civil ou novos produtos de apoio à comunidade. Trata-se assim de dar uma segunda vida às pontas de cigarros e às pastilhas.