









Alpinismo na Construção
Já ouviu falar em «alpinismo industrial»? Não, não tem nada a ver com piruetas para ‘saltar’ as dificuldades de tesouraria ou os constrangimentos do crédito bancário… Falamos de um método inovador e eficaz de realizar diferentes trabalhos de construção em altura, sem recurso a andaimes, plataformas e outras estruturas, onde estas têm dificuldade ou mesmo impossibilidade de chegar.
A Rkesa, uma empresa nascida em 2011 pela iniciativa de dois imigrantes ucrânianos - Roman Kurtysh e Oleksandr Shulyak - que vieram para Portugal em busca de uma vida melhor, é um exemplo de sucesso neste especializado nicho de mercado.
Superados os anos de crise, a empresa chega a 2018 com um vasto portefólio de obras realizadas e projectos em carteira, tendo desenvolvido uma rede de franchising e e dado os primeiros passos numa academia de formação.
Prédio de 14 pisos pintado num dia!
Com cerca de 300 obras realizadas, 30 trabalhadores e um volume de negócios superior a 1,5 milhões de euros, em 2017, a empresa realizou recentemente algumas obras de vulto, como foi o caso do restauro do Santuário do Cristo-Rei, em Almada, uma das estruturas mais altas de Portugal, com 110 metros de altura; ou a pintura de um prédio de 14 andares pisos na zona do Algueirão-Mem Martins em apenas um dia com recurso a 19 «alpinistas».
Os projectos dos dois sócios ucranianos são muitos: “a abertura de vários centros de formação de modo a desenvolver o alpinismo industrial em todo o país, prestar serviços na área das infraestruturas, como a ponte 25 de Abril, estádios, fábricas, refinarias de petróleo, entre outras. E, traçar um plano de expansão além-fronteiras, a começar pela vizinha Espanha”, destacam Roman Kurtysh e Oleksandr Shulyak.
No momento actual, são já cinco os franchisings activos e a meta para 2018 será atingir as 25 novas parcerias. Os dois ucranianos realçam a importância da parceria fechada com a Leroy Merlin, que transformou a Rkesa no parceiro oficial para realização de serviços de pintura e restauro aos clientes daquela multinacional.
“O alpinismo industrial é atualmente te um método alternativo, inovador e vantajoso para a inspeção, manutenção e reparação de fachadas de edifícios e outras estruturas industriais e residenciais”, destacam os empresários-alpinistas.
ES/DI