Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Aljustrel requalifica bairros mineiros

 

Aljustrel requalifica bairros mineiros

 

Aljustrel requalifica bairros mineiros

 

Aljustrel requalifica bairros mineiros

6 de fevereiro de 2017

A Câmara de Aljustrel anunciou hoje um investimento de 362 mil euros em obras para requalificar o bairro mineiro de S. João do Deserto e criar uma via ciclável e pedonal para o ligar à vila. Segundo se supõe, esta é a primeira grande intervenção do município na requalificação daquele importante património edificado da vila do distrito de Beja.

Recorde-se que as minas de Aljustrel chegaram a empregar dois mil operários levando ao crescimento da pequena vila rural, tendo sido criados diversos bairros por iniciativa da empresa mineira, como S. João do Deserto, Valdoca, Algares, Sta. Bárbara, Plano, no sentido de albergar os operários e familiares. A arquitectura dos bairros “obedecia a um esquema tradicional já implantado em outras minas da região, com bandas contínuas paralelas entre si. As casas seguiam um esquema hierárquico, tendo as habitações da ponta das bandas uma área superior às restantes, pelo que eram atribuídas aos capatazes, para cada unidade era permitido o usufruto de um pequeno quintal nas traseiras. Os engenheiros e quadros superiores possuíam vivendas na rua que ligava a vila à área administrativa da mina e os directores possuíam mansões junto à vila, rodeadas de muros e jardins que resguardavam a sua privacidade e lhes permitia viver completamente independentes da comunidade”.

 

Criar espaços públicos de convívio e lazer, melhorar iluminação

O município explica em comunicado que as obras visam "preservar o património mineiro único" do bairro, situado nos arredores da vila de Aljustrel, no distrito de Beja, e cujo espaço público é "inadequado para o usufruto e a qualidade de vida dos residentes".

O bairro está "bastante deteriorado", praticamente não possui espaços públicos de convívio e lazer e tem "grandes carências em termos de iluminação pública e mobiliário urbano e já alguns edifícios devolutos", refere a autarquia.

As obras de requalificação do bairro, num investimento de 162.228 euros, já estão a decorrer e vão permitir criar três zonas, uma de estadia e lazer, uma de estacionamento e estadia afeta ao parque desportivo existente e outra para plantação de árvores.

A empreitada também vai permitir reorganizar um arruamento para integrar um abrigo de passageiros e criar, a sul do bairro, uma bolsa de estacionamento, uma ligação ao parque infantil existente, um passeio e uma base para ecopontos, pavimentar arruamentos e passeios, plantar arbustos, dotar as zonas verdes de um sistema de rega com automatismo, melhorar a rede de águas pluviais e montar uma coluna metálica equipada com iluminação Led.

As obras de construção da via ciclável e pedonal, uma "importante infraestrutura" para ligar o bairro à vila de Aljustrel, também já estão a decorrer e vão implicar um investimento de 199.524 euros

As duas obras estão integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aljustrel e vão ser cofinanciadas por verbas do novo programa de fundos comunitários Portugal 2020 e do município.

Lusa/DI