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Aeroporto de Lisboa vai ter maior capacidade de movimentação aérea

 

Aeroporto de Lisboa vai ter maior capacidade de movimentação aérea

 

Aeroporto de Lisboa vai ter maior capacidade de movimentação aérea

25 de novembro de 2019

O projecto para aumentar a capacidade aeroportuária de Lisboa dos actuais 44 para até 72 movimentos por hora foi aprovado, anunciou hoje a NAV - Navegação Aérea de Portugal.

Em comunicado, a NAV diz que o projecto para a reorganização do espaço aéreo da Área Terminal de Lisboa foi aprovado em 23 de Outubro pela INFANAV, comissão permanente de navegação aérea que integra a ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Força Aérea Portuguesa e a NAV Portugal.

Este projeto “prevê a reorganização e conciliação da utilização civil e militar do espaço aéreo da região de Lisboa e a sua aprovação significa que estão reunidas as condições para aumentar gradualmente a capacidade da ATL até aos 72 movimentos/hora”, refere.

O projecto foi criado pelo Grupo de Trabalho Espaço Aéreo (GTEA) a partir da conjugação dos termos previstos na Carta de Operação entre a Força Aérea e a NAV Portugal assinada no passado 28 de Junho de 2019.

O documento, que prevê a cedência de espaço aéreo de Sintra, com os termos já acordados para a futura Carta de Operação a celebrar entre as mesmas entidades, mas para a cedência parcial do espaço aéreo de Monte Real, garante as condições necessárias para se avançar com o aumento gradual da capacidade do sistema aeroportuário de Lisboa até 72 movimentos/hora.

 

Um sistema mais eficiente e com maior capacidade

Os termos previstos nestes acordos entre a Força Aérea e a NAV “prevêem a cedência de espaço aéreo de Sintra a partir de Abril de 2020 e a cedência parcial do espaço aéreo de Monte Real a partir do Verão IATA 2021”.

No caso de Sintra, o objectivo visa a viabilização do novo sistema de encaminhamento de tráfego já a partir de Abril de 2020.

“Através dos acordos são redefinidos limites verticais e laterais do espaço aéreo sob jurisdição militar, assim como limites verticais da ATL de modo a permitir novos procedimentos para o aeródromo de Cascais”, refere.

“Os acordos foram desenhados de forma a garantir igualmente a execução das missões da Força Aérea, necessárias para assegurar a prontidão do seu sistema de forças”, acrescenta.

De acordo com a NAV, a reorganização operacional do espaço aéreo em curso “não só irá aumentar a capacidade aeroportuária de Lisboa, como oferecerá uma estrutura de espaço aéreo mais eficiente, permitindo uma melhor gestão do tráfego na fase de aproximação a Lisboa e, desta forma, a redução de atrasos e do total de emissões de gases de estufa associadas ao transporte aéreo”.

Lusa/DI