Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
APPII promoveu debate sobre "The alternatives, challenges and opportunities in Portugal"

 

APPII promoveu debate sobre "The alternatives, challenges and opportunities in Portugal"

 

APPII promoveu debate sobre "The alternatives, challenges and opportunities in Portugal"

19 de junho de 2019

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) organizou ontem ao final da tarde, em Lisboa, um workshops sob o lema: “Are you brave?” (É corajoso?).

O evento, de designação algo misteriosa, levou ao ‘rooftop’ do edifício Victoria, na Avenida da Liberdade muitas dezenas de profissionais do sector interessados em ouvir por parte de grandes operadores internacionais e nacionais aquelas que são as novas tendências no mercado imobiliário.

Co-living, co-working, residências de estudantes ou residências assistidas são tendências ou já realidades prementes do mercado imobiliário. O núcleo de oradores que a APPII reuniu para falar sobre cada um destes temas traçou um quadro realista do que são as oportunidades, as contingências, condicionantes e riscos de cada um destes novos mercados.

Segundo a APPII, “há uma notável mudança de sentimento no sector imobiliário em relação a segmentos alternativos como o co-working, co-living, moradia estudantil e vida assistida”. “Esses produtos saíram das linhas laterais da indústria para estar na vanguarda do investimento e desenvolvimento em toda a Europa”. Por isso mesmo, “a procura por investimento em alternativas mais que dobrou” e “esta é uma evolução importante da sociedade e do sector imobiliário, que deverá crescer e se consolidar no futuro”.

 

Novos conceitos, novos mercados: o futuro está aí...

Segundo Hugo Santos Ferreira, vice-presidente executivo da APPII, a razão da realização do workshop prende-se com o facto de a associação entender que estes mercados alternativos aos tradicionais – residencial, escritórios – não eram já uma tendência mas uma realidade. “E, portanto, reunimos alguns dos principais operadores de co-living, student housing e residências assistidas da Europa para nos falarem desta realidade. Realidade que mobiliza já na Europa alguns milhares de milhões de euros de investimento” - afirma. A APPII achou que era tempo de se fazer esta discussão em Portugal.

O dirigente da APPII refere a importância de, entre os oradores, haver alguns promotores portugueses com créditos já firmados nestes mercados alternativos. Refere que o co-working é já um conceito que se tem traduzido em alguns projectos de sucesso no nosso país, mas sublinha que o co-living é um conceito mais difícil de apreender e implantar, até porque está muito dependente da mentalidade das pessoas.

Segundo Nuno Santos Ferreira, a organização deste workshop insere-se dentro de uma série de inciativas que a associação tem vindo a promover e irá promover no futuro. “Muitos dos eventos que organizamos realizam-se à porta fechada só para associados – refere – mas este era um tema que não devia ser debatido intraportas e por isso o abrimos a todo o sector imobiliário”.