APCC promove cinco novos projetos de retalho para Centros Comerciais
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) concluiu hoje o “Programa de Incubação de Retalho”, destinado a promover e apoiar projectos inovadores na área do retalho.
O “Programa de Incubação de Retalho” tem como objectivo apoiar projectos de retalho inovadores, com viabilidade económica, forte componente de sustentabilidade, aplicabilidade no interior de Centros Comerciais e com potencial de complementaridade no mix da oferta dos Centros Comerciais.
Concorreram ao Programa 99 projectos de empreendedores nacionais, tendo sido seleccionados 16 semifinalistas que foram convidados a promover uma apresentação directa aos associados da APCC presentes, que escolheram os cinco finalistas.
Como etapa final cada um dos cinco finalistas seleccionados realizou uma apresentação de 10 minutos aos associados da APCC, tendo-se iniciado logo negociações para a instalação dos projetos em Centros Comerciais.
Para a final foram seleccionados os projectos Boreal, Clone by Ana (cosmética Nat), Mineral Crafts, MyLADS e Totale Pizza.
“Com o Programa de Incubação de Retalho procurámos ideias inovadoras e sustentáveis que pudessem trazer novas ofertas aos clientes dos Centros Comerciais. Os 99 concorrentes, os 16 semifinalistas e os cinco projectos vencedores provam que há muita capacidade de inovação no sector do retalho em Portugal e que os Centros Comerciais são espaços que atraem novos formatos e projetos”, comenta Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC.
Os cinco projectos finalistas do Programa de Incubação de Retalho da APCC:
Boreal: é um projecto de materiais ecológicos no mercado das capas e acessórios para telemóveis que pretende dinamizar e reforçar os incentivos para a compra de produtos biodegradáveis. Os produtos da boreal são 100% biodegradáveis.
Clone by Ana: (cosmética Nat): é uma marca Portuguesa de cosméticos de elevada qualidade a preços acessíveis. Aposta numa cosmética artesanal, natural, Vegan, em produtos para rosto e corpo, ambientação para casa, carro, etc., perfumes para tecidos (lençóis, atoalhados, etc.) manteigas corporais, óleos essenciais puros, etc..
Mineral Crafts: é uma marca de difusores ecológicos artesanais, feitos à base de pó cerâmico e pigmentos minerais que com cerâmicas fáceis de "ativar" com a sua essência, através de simples recargas com vaporizador. Assim evitam o desperdício e o recurso a plástico de centenas de difusores que se gastam anualmente. O packaging da MINERAL é 100% biodegradável, mesmo as soluções anti quebra são em papel reciclado com tecnologia patenteada por uma empresa portuguesa que fornece esse material próprio para acondicionar cerâmica.
MyLADS: é uma startup focada nos fãs de desporto, nesta primeira fase fãs de futebol. Desenvolve itens colecionáveis patenteados pelos LADS, que são réplicas de equipamentos de futebol que têm associado experiências de realidade aumentada onde os fãs podem aceder através da App My LADS e através dela tirar fotos com jogadores, conhecer os vários recantos do estádio e conhecer estatísticas de jogo dos jogadores.
Totale Pizza: é um conceito diferenciador no mercado onde o cliente esteja sozinho, em família, ou entre amigos pode escolher a massa que quiser independente da receita que escolher. O seu sistema operativo disponibiliza ao cliente uma pizza em 5 minutos. O conceito demonstra de uma forma única que o fast food pode ser gourmet. Todos os ingredientes são 100% italianos, com exceção dos frescos que são comprados localmente. A Totale Pizzeria Pop tem um conceito único face ao mercado: 4 massas de pizza à escolha, cada uma associada a uma cor - o azul é a Original (base integral com 6 cereais e água do mar); o verde é a Sem Glúten (com farinha deglutinada); o amarelo é a Pinsa (base alta e leve) e o vermelho a Maxi Fina (base fina e crocante).