APCC procura negócios online que queiram abrir lojas físicas em Centros Comerciais
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais - APCC lança hoje a segunda edição do “Programa de Incubação de Retalho” onde procura negócios online que queiram abrir lojas físicas em Centros Comerciais.
Este ano, a edição é dedicada a projectos inovadores surgidos e desenvolvidos online e que tenham por objectivo estratégico a materialização do conceito na vertente física, em pontos de venda de comércio / serviços a instalar em ambiente de Centro Comercial. Serão, desta forma, valorizados os projectos que promovam a omnicanalidade, com tónica na transição do digital para o físico, disponibilizando-lhes espaços ou outro tipo de apoio para a sua instalação no interior de Centros Comerciais aderentes a este Programa.
No âmbito deste Programa serão seleccionados e premiados conceitos inovadores de retalho com forte componente de sustentabilidade, viabilidade económica, originalidade e omnicalidade, passíveis de funcionar numa área física no interior de um Centro Comercial, onde poderão ser desenvolvidos em espaços temporários ou numa eventual loja disponível para esse efeito. Deverão ainda, ter potencial para complementar a diversidade assegurada pelos Centros Comerciais.
Como na primeira edição do Programa, os projectos a apresentar podem ser actividades de comércio a retalho, serviços ou lazer, devem cumprir exigentes parâmetros de sustentabilidade, inovação e originalidade, ter aplicabilidade no interior de Centros Comerciais (no sentido de poderem ser desenvolvidos em espaços temporários, ou loja disponível a designar) e ter potencial de complementaridade no mix da oferta dos Centros Comerciais.
O Programa terá as seguintes fases:
1ª – Envio das candidaturas na APCC (até 22 de Julho) através do site da Associação;
2ª – Pré-selecção das ideias, de acordo com a perspectiva da comissão da APCC, constituída especialmente para o efeito. As candidaturas pré-selecionadas seguem para a fase seguinte;
3ª – Apresentação das candidaturas pré-seleccionadas em sessão que irá realizar-se em ambiente de Centro Comercial. Cada apresentação terá a duração máxima de 10 minutos. No final de cada apresentação os representantes de operadores de Centros Comerciais presentes e interessados, podem iniciar as negociações directamente com os candidatos.
São elegíveis projectos apresentados em edições anteriores do Programa de Incubação de Retalho. Porém, estes serão submetidas a um critério adicional de avaliação, considerando o seu percurso e as eventuais alterações face ao projeto original apresentado. No entanto, são elegíveis, sem qualquer critério adicional de avaliação, novos projetos mesmo que apresentados por candidatos que participaram na edição anterior do Programa.
Na primeira edição concorreram ao Programa de Incubação de Retalho 99 projetos de empreendedores nacionais, tendo sido selecionados 16 semifinalistas que foram convidados a promover uma apresentação direta aos associados da APCC presentes, que escolheram os cinco finalistas.
“Depois do sucesso que foi a primeira edição do Programa de Incubação de Retalho, achámos que faz todo o sentido continuar a promover e a apoiar ideias inovadoras e sustentáveis que possam trazer novas ofertas aos clientes dos Centros Comerciais. Este ano, materializando ainda mais o conceito de omnicanalidade, vamos estar especialmente atentos aos projectos que poderão até já estar nos canais online mas que queiram materializar o conceito na vertente física em ambiente de Centro Comercial”, comenta Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC.