
181 milhões € foi o lucro alcançado pela Sonae Sierra em 2016
A Sonae Sierra registou um resultado líquido de 181 milhões de euros em 2016, um aumento de 28% face aos 142 milhões de euros obtidos em 2015.
Em comunicado, a empresa revelou que o resultado directo atingiu os 57 milhões de euros, tendo ficado ligeiramente abaixo dos 61 milhões de euros registados em 2015, devido à estratégia de alocação de capital da empresa, que gerou 13,3 milhões de euros de ganhos em venda de activos. Numa base de portefólio comparável, e excluindo o impacto das variações das taxas de câmbio, o Resultado Direto aumentou 8% devido à melhoria dos resultados operacionais dos centros comerciais, ao crescimento da prestação de serviços profissionais e à diminuição das taxas de juro.A variação positiva ficou a dever-se sobretudo ao valor criado pela compressão das taxas de capitalização do imobiliário e à abertura do ParkLake, na Roménia.
Em termos operacionais, as vendas dos Lojistas do portefólio Europeu registaram em 2016 uma subida de 3,4%, numa base comparável com 2015, destacando-se o crescimento de 15,7% na Roménia, 8% em Espanha e 4% em Portugal. Este desempenho resulta da recuperação do mercado em geral e da resiliência e qualidade dos nossos centros comerciais enquanto importantes destinos de compras. O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos Lojistas de 0,9% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2015, apesar dos desafios decorrentes do contexto macroeconómico do país.
A Taxa de Ocupação Global do portefólio subiu para 96,6%, acima dos 95,2% registados o ano passado. No portefólio Europeu, este indicador chegou aos 97,1%, e também melhorou no Brasil, refletindo a elevada capacidade de gestão da Empresa.
A estratégia de alocação de capital pretende aumentar a exposição da empresa a novas oportunidades de desenvolvimento, reduzindo a sua participação nos centros com maior maturidade.
"Os bons resultados operacionais em 2016 demonstram a qualidade e a reputação dos nossos centros comerciais, que registaram aumentos globais nas vendas dos Lojistas e subidas das Taxas de Ocupação. A abertura do ParkLake, na Roménia, foi um sucesso e somos coproprietários de mais dois centros comerciais em desenvolvimento, em Marrocos e na Colômbia. Temos ainda diversas expansões em curso em Portugal e em Espanha. Os resultados positivos da nossa estratégia de alocação de capital e de foco na prestação de serviços são uma excelente base de trabalho para 2017", revela o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira.