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Actividade turística cresce no 2.º trimestre do ano

 

Actividade turística cresce no 2.º trimestre do ano

14 de agosto de 2025

O sector do alojamento turístico registou 9,2 milhões de hóspedes e 23,0 milhões de dormidas no 2.º trimestre, correspondendo a variações de +4,4% e de +4,2%, respectivamente (+2,4% e -0,4%, pela mesma ordem, no 1.º trimestre de 2025)., revela hoje o INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística - INE, os proveitos totais atingiram 2,0 mil milhões de euros e os de aposento totalizaram 1,6 mil milhões de euros, o que traduz acréscimos de 9,4% e 9,8%, respetivamente (+4,6% e +4,1% no trimestre anterior).

Os mercados externos foram dominantes, 72,3% do total, totalizando 16,7 milhões de dormidas (+2,9%). As dormidas de residentes aumentaram 7,6% para 6,4 milhões.

No 2.º trimestre, a Grande Lisboa foi a região que apresentou, em termos de dormidas, maior dependência dos mercados externos (82,9% do total), seguida da Região Autónoma da Madeira (82,4%) e do Algarve (81,4%). Em contraste, foi no Centro e no Alentejo que se observou menor dependência dos mercados externos (34,6% e 36,0%, respetivamente).

O Algarve foi a região que concentrou mais dormidas no 2.º trimestre de 2025 (27,1% do total), seguido da Grande Lisboa (23,4% do total) e do Norte (17,8%). As dormidas de residentes concentraram-se mais no Norte (21,7% do total) e as dos não residentes ocorreram, principalmente, no Algarve (30,5% do total).

Os resultados trimestrais apresentados neste destaque foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, pelo efeito do período de férias associado à Pascoa, que ocorreu este ano no 2.º trimestre, enquanto no ano anterior se concentrou, essencialmente, no 1.º trimestre.

No 2.º trimestre, o mercado britânico manteve a liderança (19,3% do total das dormidas de não residentes no 2.º trimestre), registando um crescimento de 1,9% face ao trimestre homólogo. As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor (11,3% do total), aumentaram 2,1%. Seguiuse o mercado norte americano (quota de 10,4%), que cresceu 5,9%. No grupo dos 10 principais mercados emissores no 2.º trimestre, o mercado espanhol registou o maior crescimento (+9,2%). Em sentido contrário, o mercado francês apresentou a maior quebra (-9,3%).

Entre os 10 principais mercados externos no 2.º trimestre do ano, 3 concentraram mais de metade das respetivas dormidas numa só região: Irlanda (78,3% do total das dormidas no Algarve), Reino Unido (61,7% das dormidas no Algarve) e Brasil (50,4% das dormidas na Grande Lisboa). A Grande Lisboa também foi o destino preferencial para os hóspedes residentes nos Estados Unidos (47,3% das dormidas), Itália (44,3% das dormidas), Canadá (40,2% das dormidas) e França (24,9% das dormidas). O Algarve foi ainda o destino preferencial das dormidas dos mercados dos Países Baixos (39,0% das dormidas) e da Alemanha (29,5% das dormidas). O Norte foi a região privilegiada em termos de dormidas do mercado espanhol, concentrando 29,5% deste mercado.