
ilustração pch.vector em Freepik
9% das casas à venda no Idealista são vendidas em menos de sete dias
Cerca de 9% das casas colocadas à venda no portal Idealista em Junho foram vendidas em menos de uma semana, revelando uma tendência de "vendas expresso" no mercado imobiliário nacional.
De acordo com o estudo do marketplace imobiliário, 25% dos imóveis permaneceram online entre uma semana e um mês, 29% entre um e três meses, 30% entre três meses e um ano e apenas 7% estiveram mais de um ano à venda.
A nível das capitais de distrito, Évora destaca-se como a cidade com maior incidência de vendas rápidas, com 29% dos imóveis vendidos em menos de sete dias. Seguem-se Santarém (17%), Castelo Branco (12%), Funchal (10%) e Braga (10%). Lisboa e Porto registaram percentagens abaixo da média nacional, com 6% e 7%, respectivamente.
Faro apresentou a menor percentagem de vendas expresso, com apenas 1% dos imóveis a sair do mercado em menos de uma semana.
Já na análise por distrito, Castelo Branco lidera com 25% das casas vendidas em tempo recorde, seguido por Évora e Santarém (ambos com 11%). Porto, Madeira, Viana do Castelo e Setúbal surgem com 9% a 10%. Viseu, com apenas 6%, registou a taxa mais baixa, seguida de Faro e Braga (ambas com 7%).
O relatório mostra uma dinâmica heterogénea no ritmo de vendas, reflectindo diferentes níveis de procura e liquidez nos mercados regionais.