Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arrendamento
Habitação

Habitação

5% da oferta para arrendamento fica menos de 24h no mercado

23 de julho de 2025

Cerca de 5% das casas anunciadas no idealista durante o segundo trimestre de 2025 estiveram menos de 24 horas no mercado. Ainda assim, os valores variam consoante o intervalo de preço das casas, sendo que, 13% das casas em Portugal até 750 euros/mês foram arrendadas em menos de 24 horas, 7% entre 750 e 1.000 euros/mês, 4% entre 1.000 e 1.500 euros/mês e 2% custavam mais de 1.500 euros/mês.

De acordo com o estudo do portal imobiliário, analisando as 17 capitais de distrito e ilhas com mais oferta de casas para arrendar no segundo trimestre do ano, a ilha de São Miguel foi onde a percentagem de casas arrendadas em menos de 24 horas foi mais alta, alcançando 13% do total de operações. Seguem-se Vila Real (8%), Santarém (8%), ilha da Madeira (7%), Coimbra (6%), Aveiro (6%), Setúbal (6%), Évora (6%), Leiria (5%), Viana do Castelo (5%), Viseu (5%), Braga (5%) e Porto (5%). Faro e Lisboa (ambos distritos com 4%) foi onde menos casas saíram do mercado em 24 horas.

Os arrendamentos mais acessíveis, com preços inferiores a 750 euros mensais, concentram grande parte da procura, marcando assim, as taxas de "arrendamentos expresso" mais elevadas. Na ilha da Madeira, 43% das casas arrendadas no segundo trimestre deste ano por menos de 750 euros/mês esteve menos de um dia na base de dados do idealista. Seguem-se a ilha de São Miguel, com uma percentagem de 33%, Setúbal (23%), Lisboa (20%), Aveiro (17%), Beja (14%), Faro (14%), Santarém (14%) e Porto (14%).

À medida que os intervalos de preço sobem, a percentagem de "arrendamentos expresso" reduz-se, apesar de que em alguns mercados esse valor continuar a ser relevante. Nas casas com preços compreendidos entre 750 e 1.000 euros, a ilha da Madeira é líder nos "arrendamentos expresso", sendo que 19% as casas foram arrendadas em menos de um dia. Seguem-se ilha de São Miguel (11%), Lisboa (10%), Setúbal (10%), Faro (9%) e Santarém (6%).

Já no caso das casas com custo da renda mensal compreendido entre 1.000 e 1.500 euros, 6% foram arrendadas em menos de 24 horas em Coimbra, 5% na ilha da Madeira, 4% em Lisboa, Porto, Beja, Faro e Setúbal.

Por último, no arrendamento de casas por mais de 1.500 euros/mês, 5% das casas em Coimbra estiveram no mercado menos de um dia, 4% na ilha da Madeira, 3% no Porto e 2% em Faro.